Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22837
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FARIAS, Gilmar Beserra de | |
dc.contributor.author | SILVA, Maria José Farias da | |
dc.date.accessioned | 2018-01-09T16:54:05Z | |
dc.date.available | 2018-01-09T16:54:05Z | |
dc.date.issued | 2018-01-09 | |
dc.date.submitted | 2017-06-06 | |
dc.identifier.citation | SILVA, M. J. F. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22837 | |
dc.description.abstract | O livro didático se tornou uma das ferramentas mais utilizadas no âmbito educacional. Sua análise permite um melhor entendimento de como alguns conteúdos são trabalhados, tornando-se um excelente instrumento de pesquisa para conhecer melhor o campo das Ciências em determinadas épocas. O presente estudo fez uma análise de três livros publicados na década de 1930 da coleção Curso Elementar de História Natural, do autor Cândido de Mello Leitão (professor, médico e zoólogo envolvido com as questões educacionais nas primeiras décadas do século XX), com o objetivo de avaliar a organização e disposição dos conteúdos sobre Pteridófitas. A metodologia utilizada foi a pesquisa e a análise documental. Os conteúdos foram analisados de acordo com a forma de sua abordagem em: completa, incompleta ou não abordam. Também foram analisadas e categorizadas as imagens referentes às Pteridófitas de acordo com a funcionalidade das ilustrações, sua relação com texto principal e existência de etiquetas verbais. Durante a análise dos livros foi possível verificar uma evolução e atualização dos conteúdos, principalmente quanto a classificação dos grupos que compunham as Pteridófitas. Foi percebida a intenção do autor de trabalhar o conteúdo científico, de estimular a participação dos alunos e de valorizar a flora do Brasil. As imagens, em sua maioria, são coerentes com o texto e organizadas de forma que facilitavam a visualização do leitor. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Pteridófitas | pt_BR |
dc.subject | Cândido de Mello Leitão | pt_BR |
dc.title | As Pteridófitas nos livros de história natural de Cândido de Mello Leitão nos anos de 1930 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTIAGO, Augusto César Pessoa | |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777751U8 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The textbook became one of the most useful tools at the educational scope. Its analysis allows a better understanding of how some contents are worked, which makes the book an excellent research instrument for the comprehension of the fields of Sciences over a period. In the present study, three textbooks were analyzed (all published in the 1930s) in the collection Curso Elementar de História Natural (Elementary Course on Natural History), aiming at evaluating the organization and arrangement of the contents on Pteridophytes. The books were written by Cândido de Mello Leitão, a teacher, physician, and zoologist involved with educational issues during the first decades of the 20th century. Applied methodology followed the documentary analysis in research. Contents were analyzed according to the way of approaching, as complete, incomplete or not approached. We also analyzed and categorized the images of pteridophytes according to the illustration functionality, their relation to the main text and existence of verbal tags. We could verify an evolution and update of contents, mainly regarding the classification of Pteridophytes groups. We also noted the author intention of inserting scientific content, stimulating the participation of students and emphasizing the Brazilian flora. Images are mostly articulated with the text and organized in a way that facilitates their visualization by the readers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763774P9 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria José Farias.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons