Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22837

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Gilmar Beserra de
dc.contributor.authorSILVA, Maria José Farias da
dc.date.accessioned2018-01-09T16:54:05Z
dc.date.available2018-01-09T16:54:05Z
dc.date.issued2018-01-09
dc.date.submitted2017-06-06
dc.identifier.citationSILVA, M. J. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22837
dc.description.abstractO livro didático se tornou uma das ferramentas mais utilizadas no âmbito educacional. Sua análise permite um melhor entendimento de como alguns conteúdos são trabalhados, tornando-se um excelente instrumento de pesquisa para conhecer melhor o campo das Ciências em determinadas épocas. O presente estudo fez uma análise de três livros publicados na década de 1930 da coleção Curso Elementar de História Natural, do autor Cândido de Mello Leitão (professor, médico e zoólogo envolvido com as questões educacionais nas primeiras décadas do século XX), com o objetivo de avaliar a organização e disposição dos conteúdos sobre Pteridófitas. A metodologia utilizada foi a pesquisa e a análise documental. Os conteúdos foram analisados de acordo com a forma de sua abordagem em: completa, incompleta ou não abordam. Também foram analisadas e categorizadas as imagens referentes às Pteridófitas de acordo com a funcionalidade das ilustrações, sua relação com texto principal e existência de etiquetas verbais. Durante a análise dos livros foi possível verificar uma evolução e atualização dos conteúdos, principalmente quanto a classificação dos grupos que compunham as Pteridófitas. Foi percebida a intenção do autor de trabalhar o conteúdo científico, de estimular a participação dos alunos e de valorizar a flora do Brasil. As imagens, em sua maioria, são coerentes com o texto e organizadas de forma que facilitavam a visualização do leitor.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPteridófitaspt_BR
dc.subjectCândido de Mello Leitãopt_BR
dc.titleAs Pteridófitas nos livros de história natural de Cândido de Mello Leitão nos anos de 1930pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTIAGO, Augusto César Pessoa
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777751U8pt_BR
dc.description.abstractxThe textbook became one of the most useful tools at the educational scope. Its analysis allows a better understanding of how some contents are worked, which makes the book an excellent research instrument for the comprehension of the fields of Sciences over a period. In the present study, three textbooks were analyzed (all published in the 1930s) in the collection Curso Elementar de História Natural (Elementary Course on Natural History), aiming at evaluating the organization and arrangement of the contents on Pteridophytes. The books were written by Cândido de Mello Leitão, a teacher, physician, and zoologist involved with educational issues during the first decades of the 20th century. Applied methodology followed the documentary analysis in research. Contents were analyzed according to the way of approaching, as complete, incomplete or not approached. We also analyzed and categorized the images of pteridophytes according to the illustration functionality, their relation to the main text and existence of verbal tags. We could verify an evolution and update of contents, mainly regarding the classification of Pteridophytes groups. We also noted the author intention of inserting scientific content, stimulating the participation of students and emphasizing the Brazilian flora. Images are mostly articulated with the text and organized in a way that facilitates their visualization by the readers.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763774P9pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Maria José Farias.pdf2,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons