Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2273
Título: Redes neurais lógicas quânticas
Autor(es): SILVA, Adenilton José da
Palavras-chave: Redes neurais sem pesos; Computação quântica; Redes neurais quânticas
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José da Silva, Adenilton; Bernarda Ludermir, Teresa. Redes neurais lógicas quânticas. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Através da miniaturização dos componentes dos chips a cada ano a velocidade dos computadores é aproximadamente duplicada. Esta rápida redução dos componentes dos chips é conhecida como a Lei de Moore. Apesar de se manter verdadeira nos últimos anos, a lei de Moore está se aproximando de seu limite, pois os componentes dos chips estão se aproximando a escala atômica. Neste momento, será necessário considerar os efeitos da mecânica quântica sobre a computação. O estudo dos modelos de computação não convencionais, como a computação quântica, é um dos grandes desafios da pesquisa em computação no Brasil. O desenvolvimento de novos hardwares com tecnologias diferentes do silício pode ter consequências nas técnicas de desenvolvimento de hardware e software. O objetivo desta dissertação é investigar que vantagens podem ser obtidas através da aplicação de técnicas da computação quântica no desenvolvimento e treinamento de modelos de redes neurais artificiais. Três modelos de redes neurais quânticas baseados em modelos de redes neurais sem pesos foram propostos. Ao contrário dos outros modelos de redes neurais quânticas, as redes propostas nesta dissertação podem simular as redes em que foram baseadas. A principal vantagem dos modelos quânticos neurais propostos nesta dissertação está no seu algoritmo de treinamento, um algoritmo onde a rede neural é executada apenas uma vez independente do tamanho do conjunto de treinamento e da rede neural. O algoritmo proposto foi baseado em uma memória associativa quântica e no algoritmo de busca de Grover
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2273
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2496_1.pdf905,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.