Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2269
Título: Detecção de inclinação em imagens de documentos
Autor(es): MASCARO, Angélica Alcoforado
Palavras-chave: Detecção de inclinação em documentos; Documentos manuscritos; Processamento de imagens
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alcoforado Mascaro, Angélica; Darmiton da Cunha Cavalcanti, George. Detecção de inclinação em imagens de documentos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: A digitalizaçao de documentos contribui para a preservação da informação evitando a sua perda devido à degradação física do papel. Atualmente, Sistemas de Reconhecimento Automático de Documentos são empregados para converter automaticamente a informação contida nas imagens em texto editável de forma rápida e sem a necessidade da presença de um indivíduo, tornando essa informação pesquisável através, por exemplo, de palavras-chave. A inclinação em documentos é um problema frequente nesses sistemas e, em geral, é imposta durante a digitalização, quando o papel é posicionado com um ângulo diferente de 0 grau sobre o eixo do scanner. No caso de documentos manuscritos, a inclinação pode surgir durante a escrita do próprio documento, principalmente quando o escritor não tem uma linha de pauta como guia. A correção da inclinação é essencial para o bom desempenho desses sistemas de reconhecimento automático. Este trabalho aborda o problema da detecção de inclinação em documentos impressos e manuscritos, trazendo uma revisão dos principais métodos para detecção de inclinação. Dois novos algoritmos para detecção de inclinação que se baseiam na modelagem de um documento como um conjunto de objetos retangulares são apresentados: um destinado à detecção do ângulo de um documento com caracteres impressos e outro destinado à detecção de múltipla inclinação em documentos manuscritos. O algoritmo para documentos impressos apresentado visa superar problemas comuns nas técnicas já divulgadas na literatura, como o alto custo computacional e a vulnerabilidade à presença de figuras, tabelas e ruído no documento. O desempenho dos algoritmos propostos é avaliado sobre várias bases de imagens contendo diversos tipos de documentos. Resultados experimentais comparando a técnica proposta para documentos impressos com outros métodos clássicos mostram o desempenho superior em termos de taxa de acerto da detecção do ângulo de inclinação e em termos de tempo computacional da técnica proposta. Experimentos com o algoritmo destinado à detecção de múltipla inclinação em texto manuscrito mostram que este presentou resultados bastante satisfatórios na detecção do ângulo de documentos reais escritos por vários indivíduos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2269
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2383_1.pdf8,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.