Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2264
Título: Uma abordagem para priorização de requisitos em ambientes ágeis
Autor(es): ASFORA, Diego Maciel
Palavras-chave: Metodologias ágeis;Scrum;Priorização;Kano;Requisitos
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maciel Asfora, Diego; Frota Alves, Carina. Uma abordagem para priorização de requisitos em ambientes ágeis. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Atualmente, empresas de software precisam desenvolver sistemas de forma rápida e eficiente. A competição crescente tem levado empresas a adotar metodologias de desenvolvimento ágeis para garantir a vantagem competitiva e aumentar a satisfação de clientes. A priorização de requisitos é uma atividade crítica do desenvolvimento de software. Esta atividade envolve a análise da importância de cada requisito por parte dos stakeholders e seleção dos requisitos que irão ser implementados em determinada versão do sistema. A decisão errada sobre quais requisitos priorizar pode afetar a qualidade global do sistema, e conseqüentemente sua aceitação pelos clientes. No desenvolvimento ágil é mais enfatizada a indicação do cliente para realizar a priorização dos requisitos. Nela alguns problemas podem ocorrer, pois o cliente pode acreditar que determinado requisito tem mais importância do que ele realmente possui, assim como ele pode não dar a devida importância a um requisito que ele desejava muito, mas que só sente necessidade quando o sistema estiver pronto e com aquela funcionalidade faltando. Metodologias ágeis com Scrum e Extreme Programming oferecem orientações bastante básicas sobre como conduzir essa priorização. Dentre as principais limitações do processo de priorização descrito pelas metodologias ágeis destacamos a dificuldade de comparar a real importância dada aos requisitos e a falta de análise caso determinados requisitos não sejam selecionados. O objetivo central desta pesquisa é propor um processo de priorização de requisitos para projetos de software ágeis baseado na técnica Kano, que foi originalmente proposta na área da administração. Os diagramas produzidos pela técnica Kano objetivam priorizar requisitos através de uma pergunta funcional e uma pergunta disfuncional para cada requisito. O processo proposto nesta dissertação auxilia a priorização de requisitos e melhora a forma de visualizar os resultados da priorização através de gráficos e quadros mais ilustrativos, facilitando a tomada de decisão por parte dos stakeholders do projeto. Com o objetivo de avaliar a adequação da proposta foram realizados estudos de caso em duas empresas de software em Recife. Os resultados encontrados sugerem que a abordagem proposta facilitou a priorização de requisitos por ser um processo simples e intuitivo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2264
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2332_1.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.