Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2226
Title: Uma abrodagem baseada em evidências para o gerenciamento de projetos no desenvolvimento distribuído de software
Authors: de Souza Costa, Catarina
Keywords: Gerenciamento de projeto; Desenvolvimento distribuído de software; Revisão sistemática na literatura; Engenharia de software
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Souza Costa, Catarina; Queda Bueno da Silva, Fábio. Uma abrodagem baseada em evidências para o gerenciamento de projetos no desenvolvimento distribuído de software. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Nas últimas décadas, evidências da prática industrial e da literatura científica têm deixado claro que o gerenciamento profissional de projetos é fundamental para o sucesso de projetos co-localizados (tradicionais) de software. Com o aumento das práticas de desenvolvimento distribuído na indústria, novas variáveis, tais como distância e separação física entre equipes, comunicação virtual, diferenças culturais e de fuso horário, foram acrescentadas ao já bastante complexo problema de gerenciar projetos de software. Porém, boa parte dos guias e modelos de suporte ao gerenciamento de projetos foi criada para o desenvolvimento co-localizado e não existe um conhecimento amplamente reconhecido pela literatura que possa apoiar o gerenciamento de projetos distribuídos. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar o que muda no gerenciamento de projetos quando o desenvolvimento é distribuído e propor uma abordagem para apoiar o gerenciamento destes projetos. O método de pesquisa utilizado foi uma revisão sistemática da literatura que analisou 54 trabalhos publicados entre 1998 e 2009, da qual foram extraídos os maiores desafios, as melhores práticas, os modelos e as ferramentas evidenciados na literatura para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento distribuído de software. A partir dos resultados coletados na revisão sistemática, foi construída uma proposta de abordagem baseada em evidências para o gerenciamento de projetos no desenvolvimento distribuído de software, através da relação e combinação de desafios e soluções (melhores práticas, modelos e ferramentas). As principais contribuições deste trabalho para a prática industrial são uma melhor compreensão sobre como as equipes distribuídas devem ser gerenciadas e um guia para o gerenciamento de projetos distribuídos com o qual a gerência, diante dos desafios intensificados pela dispersão da equipe, pode identificar soluções ou boas práticas. Por fim, o trabalho também contribui com as pesquisas na área de desenvolvimento distribuído de software, coletando e sistematizando as evidências existentes sobre o tema e identificando lacunas nos estudos que possibilitem novas pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2226
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2269_1.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.