Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22246
Título: O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem no ensino superior
Autor(es): LIMA, Gabriel Henrique de
Palavras-chave: Educação Superior; Tecnologia Educacional; Disciplinas das Ciências Biológicas
Data do documento: 1-Nov-2017
Citação: LIMA, G. H.
Resumo: O presente trabalho teve como finalidade verificar a pertinência e aplicabilidade do recurso tecnológico, Nearpod, em duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Sabendo da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o processo educacional, buscamos responder aos seguintes questionamentos: Por que as tecnologias ainda não são uma realidade em muitas instituições de ensino? Será que os professores estão capacitados para trabalhar com alunos que cresceram inseridos nessa nova realidade tecnológica? Além disso, como podemos promover aulas mais atrativas com o auxílio de recursos tecnológicos? O aplicativo em questão (Nearpod) caracteriza-se como sendo um recurso multiplataforma que possibilita o pareamento de um computador com vários smartphones, utilizando a nuvem como ponto chave para realizar tal conexão. Desse modo, ele permite que os professores desenvolvam aulas mais dinâmicas e interativas, pois possibilita que os docentes utilizem no decorrer da aula, enquetes, quiz, modelos tridimensionais, e muitos outros recursos que irão interagir com os estudantes em tempo real através de seus celulares. Nosso procedimento metodológico consistiu em: escolher as disciplinas para a intervenção, criar duas aulas a partir do Nearpod de acordo com os conteúdos programados (uma em cada disciplina), execução das aulas pelos professores, aplicação de dois questionários, sendo um para os professores e outro para os alunos, e por fim, a análise de dados. Os resultados nos mostraram que o aplicativo Nearpod teve uma real significância no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitou que os professores trabalhassem o conteúdo de forma diferenciada, diagnosticando possíveis lacunas de aprendizagem de forma mais rápida. Desse modo, a partir das respostas dos alunos, vimos que a estratégia contribui para um melhor entendimento dos assuntos, visto que – a partir da aplicação dessa ferramenta – é possível se trabalhar com dispositivos móveis em sala de aula de maneira bastante eficaz, promovendo assim, novas experiências pedagógicas para os estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22246
Aparece na(s) coleção(ções):(CAV-LCB) - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, GABRIEL HENRIQUE DE.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons