Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2211

Comparte esta pagina

Título : Design rules for increasing modularity with CaesarJ
Autor : Eduardo Pontual de Lemos Castro, Carlos
Palabras clave : Modularidade de software; Design rules; Programação orientada a aspectos; Programação orientada a objetos; CaesarJ
Fecha de publicación : 31-ene-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Eduardo Pontual de Lemos Castro, Carlos; Henrique Monteiro Borba, Paulo. Design rules for increasing modularity with CaesarJ. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumen : Programação Orientada a Aspectos (POA) é um mecanismo de programação proposto para modularizar os requisitos transversais, visando um aumento na modularidade de software. Entretanto, recentemente alguns autores tem alegado que o uso de POA quebra a modularidade das classes. Isso acontece pois, sem o uso de interfaces apropriadas entre classes e aspectos, diversas propriedades de um design modular, como compreensibilidade, manutenabilidade e desenvolvimento em paralelo, são comprometidas na presença de aspectos. Diversas interfaces especializadas (design rules) para desacoplar classes e aspectos foram propostas visando atenuar esse problema, como XPIs e LSD. Entretanto, tais interfaces são específicas para a linguagem AspectJ, que possui problemas de reúso e modularidade de aspectos. CaesarJ, por outro lado, é uma linguagem de programação orientada a aspectos com forte suporte para reúso e modularidade de aspectos. Essa linguagem combina as construções OA pointcut e advice com avan¸cados mecanismos de modularização OO. Nesse trabalho nós exploramos algumas construções de CaesarJ com o intuito de verificar se elas podem ser utilizadas para definir Design Rules que permitam um desenvolvimento modular de código OO e OA. Além disso, nós propomos CaesarJ+, uma extensão de CaesarJ que foca no aumento de modularidade. Essa extensão introduz construções que permitem impor restrições estruturais sobre os códigos OO e OA. Um compilador para CaesarJ+, que verifica se as restrições especificadas nas Design Rules estão sendo seguidas, e transforma o código CaesarJ+ em código CaesarJ também foi desenvolvido nesse trabalho. Para avaliar CaesarJ+, nós comparamos as implementações de três estudos de caso em CaesarJ+ e CaesarJ. Nossos resultados revelam que o uso de CaesarJ+ proporciona ganho de expressividade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2211
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo2238_1.pdf2,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons