Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2195
Title: Interações bióticas e abióticas em feijão- caupi (Vigna unguiculata) pela técnica de SAGE (Serial Analysis of Gene Expression)
Authors: Kelle de Araújo Barbosa, Pedranne
Keywords: Vigna unguiculata;SuperSAGE;Perfil transcricional;Anotação funcional
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Kelle de Araújo Barbosa, Pedranne; Maria Benko Iseppon, Ana. Interações bióticas e abióticas em feijão- caupi (Vigna unguiculata) pela técnica de SAGE (Serial Analysis of Gene Expression). 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Danos provocados por estresses bióticos e/ou abióticos são fatores limitantes na produção do feijão-caupi (Vigna unguiculata), favorecendo a redução no crescimento e na produtividade desta cultura. Uma alternativa a estes fatores limitantes é o uso de cultivares com características genéticas competitivas e eficientes contribuindo para alcançar um padrão de agricultura mais sustentável e com melhores condições de produção. Assim, pesquisas que possibilitem compreender funções específicas de genes preditos de plantas e seus perfis de expressão em resposta a uma dada condição, são de extrema importância. Com base nisso, uma das metas do projeto NordEST (http://www.vigna.ufpe.br) consistiu na análise funcional de genes de feijão-caupi associados a estes tipos de estresses. Neste âmbito, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil de expressão diferencial de genes através da técnica de SuperSAGE a partir de transcritos de folhas de feijão-caupi submetidas a injúria mecânica (biblioteca C2) e ao estresse causado pelo vírus do mosaico severo do feijãocaupi (CPSMV) (biblioteca BRM), com o intuito de obter um melhor entendimento com relação à resposta específica a este tipo de estresse, comparativamente a um controle negativo (ausência de injúria; biblioteca C1). As tags que apresentaram 100% de identidade com sequências de EST do banco privado de Vigna (banco NordEST), foram analisadas quanto à sua expressão diferencial e os transcritos que tiveram seus genes superexpressados e/ou reprimidos, dentro dos parâmetros requeridos (escore ≥42) foram anotados em categorias funcionais, de acordo com os termos de ontologia gênica (Gene Ontology) relativos a processos biológicos, função molecular e componente celular. Os resultados demonstraram que muitas sequências, tanto das bibliotecas submetidas à injúria, quanto as bibliotecas inoculadas com CPSMV estão relacionadas à categorias associadas a estresse, seguido de categorias relacionadas ao processos de tradução, ligação de proteínas, regulação da transcrição, redução de oxidação, transporte, proteólise, entre outros. Estas categorias estão relacionadas a rotas metabólicas importantes na resposta a estresses bióticos, indicando que estas tags representam um potencial real para descobertas de novos genes responsivos à injúria ou à resistência ao CPSMV, talvez ainda não descritos e/ou caracterizados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2195
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo64_1.pdf5.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.