Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2168
Título: Distribuindo dados e consultas em um ambiente de data warehousing na web
Autor(es): PALILOT, Álvaro Alencar Barbosa
Palavras-chave: Data warehouse; Data warehousing; Data warehousing distribuído; Grafos de derivação
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alencar Barbosa Palitot, Álvaro; da Fonseca de Souza, Fernando. Distribuindo dados e consultas em um ambiente de data warehousing na web. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Nos dias atuais, uma das ferramentas mais utilizadas de Business Intelligence (BI) para o suporte à decisão da alta gerência de grandes companhias é o Data Warehouse (DW). O DW é um banco de dados que armazena seus dados de uma forma especial para que se otimizem as consultas orientadas ao negócio, além dos dados terem como características a não volatilidade, serem históricos e integrados. O ambiente em que o DW está inserido é o Data Warehousing que contempla não só o DW mais outros componentes que o ajudam a desempenhar a sua atividade fim. O aumento da quantidade de usuários utilizando esse ambiente, o crescimento exponencial do tamanho do DW, além da necessidade de otimizar as consultas e atender localmente os interesses da diretoria dos departamentos ou filiais específicas, fez com que pesquisadores da área de banco de dados buscassem soluções para obter a distribuição dos dados e consultas de uma forma transparente e segura em um ambiente de data warehousing. Atualmente, existem vários trabalhos correlatos nessa linha de pesquisa, porém nenhum demonstra na prática o resultado efetivo de uma arquitetura que contemple essas vantagens. Esse trabalho toma como base a arquitetura do sistema WebD²W (Web Distributed Data Warehousing) proposta por Cristina Ciferri para efetivar essa distribuição. Assim, foram desenvolvidos o componente de distribuição, utilizando o conceito de grafos de derivação para o desenvolvimento de algoritmos de fragmentação horizontal e mista, e o componente de consulta do ambiente distribuído, estendendo o servidor OLAP Mondrian para atender às necessidades impostas por essa nova arquitetura. Finalmente, um DW de uma rede de locadoras de DVD foi gerado para ser utilizado como estudo de caso para mostrar a aplicabilidade e eficiência desses componentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2168
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2165_1.pdf4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.