Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2156
Título: Patogenicidade de Beauveria bassiana(Bals.) Vuill. eMetarhizium anisopliae(Metsch.) Sorokin sobre a lagartadesfolhadora do maracujazeiro, Dione juno juno (Cramer)(Lepidóptera: Nymphalidae)
Autor(es): BARBOSA, Daisi Gloria Farias
Palavras-chave: Fungo entomopatogênico;Controle biológico;Praga do maracujazeiro
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gloria Farias Barbosa, Daisi; Áurea de Luna Alves Lima, Elza. Patogenicidade de Beauveria bassiana(Bals.) Vuill. eMetarhizium anisopliae(Metsch.) Sorokin sobre a lagartadesfolhadora do maracujazeiro, Dione juno juno (Cramer)(Lepidóptera: Nymphalidae). 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae var. anisopliae são fungos entomopatogênicos com ação comprovada contra várias espécies de Lepidoptera, porém ainda não testada em Dione juno juno, Lepidoptera de importância econômica, considerada praga-chave do maracujazeiro (Passiflora edulis Sims.). Assim, objetivou-se avaliar a patogenicidade e a virulência de B. bassiana e M. anisopliae var. anisopliae em diferentes concentrações sobre lagartas de D. juno juno em condições de laboratório, visando o desenvolvimento de estratégias para o controle biológico desta praga. Os resultados demonstram que B. bassiana e M. anisopliae var. anisopliae têm ação patogênica sobre a praga do maracujazeiro. M. anisopliae var. anisopliae foi mais eficiente no índice de mortalidade sobre as lagartas de D. juno juno em relação ao tempo, considerando-se que B. bassiana também foi eficiente, podendo ser usados em programas de controle biológico, proporcionando uma importante alternativa de controle para essa praga
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2156
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5254_1.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.