Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2117
Título: Indução de Poliploidia in vitro com aplicação de Heliconia bihai
Autor(es): José Feitosa Cavalcanti Filho, Giovani
Palavras-chave: Poliploidização, Colchicina, Heliconiaceae.
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Feitosa Cavalcanti Filho, Giovani; Maria Benko Iseppon, Ana. Indução de Poliploidia in vitro com aplicação de Heliconia bihai. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: A expansão da floricultura brasileira tem levado à necessidade da produção de uma maior variedade de insumos. Dentre eles, a Heliconia bihai (L.) L. destaca-se por apresentar flores com beleza exótica, atraindo consumidores. Dentre as ferramentas usadas para o melhoramento, a indução de poliploidia in vitro tem sido desenvolvida visando à criação de novas variedades de plantas, produzindo materiais com alterações morfológicas e fisiológicas, de grande interesse para a agricultura. Este trabalho objetivou a produção de indivíduos poliploides in vitro de H. bihai. Para este fim, plântulas de H. bihai foram inoculadas in vitro e transferidas para o meio MS com metade das concentrações dos sais, adicionado de BAP 0,03 mg/L e colchicina em diferentes concentrações (0%; 0,05%; 0,1%; 0,2%), além do acréscimo de 0,75 mL de solução de colchicina na mesma concentração de cada tratamento, por 24 ou 48 h. Em seguida, os explantes foram transferidos para um novo meio de cultura de mesma composição, sem colchicina. Após 30 dias, observou-se que materiais submetidos à colchicina apresentaram desenvolvimento reduzido ou com alterações morfológicas, sendo mais acentuados de acordo com o aumento da concentração e do tempo de exposição ao agente antimitótico. A contagem cromossômica indicou a poliploidização de dois indivíduos (0,05% e 0,1%, ambos por 48 h) em nível tetraploide, sendo observadas também alterações no tamanho e número de estômatos. Os resultados indicam que a indução de poliploides é viável para H. bihai, sendo estabelecidas as concentrações ideais de colchicina de 0,05% e 0,1% por 48 h, de acordo com os resultados obtidos. Palavras-chave: Poliploidização, Colchicina, Heliconiaceae.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2117
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7062_1.pdf898,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.