Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21129
Título: Melhores práticas para implantar política de segurança da informação e comunicação em instituições federais de ensino superior
Autor(es): RIOS, Orlivaldo Kléber Lima
Palavras-chave: Gestão de Segurança da Informação. Política de Segurança da Informação. Melhores Práticas. ITIL v3. COBIT 5. ISO/IEC 27002:2013.; Information Security Management. Security Policy Information. Best Practices. ITIL v3. COBIT 5. ISO/IEC 27002:2013.
Data do documento: 30-Nov-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O Tribunal de Contas da União, por meio da Secretaria de Fiscalização de TI, publicou, em 2015, por meio do Acórdão 3117/2014-TCU-Plenário, o quadro crítico em que se encontravam os órgãos da Administração Pública Federal, direta e indireta, concernente aos processos de segurança da informação, onde apenas 51% daqueles órgãos utilizavam integralmente a Política de Segurança da Informação. Considerando que há recomendações e orientações do Governo Federal para a institucionalização da Política de Segurança da Informação e Comunicação em todos seus órgãos, essa pesquisa buscou identificar o cenário em que se encontram as Instituições Federais de Ensino Superior, quanto à existência e às práticas utilizadas para implantação de Política de Segurança da Informação, considerando que tais instituições estão inseridas nesse panorama de fiscalização do Tribunal de Contas da União. Como objetivo de pesquisa, buscou-se a elaboração de um guia de melhores práticas para implantação e revisão de Política de Segurança da Informação e Comunicação nas Instituições Federais de Ensino Superior. Como metodologia foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, empregando procedimentos bibliográficos, com o uso da revisão sistemática, e o levantamento de campo com aplicação de questionário Survey. Ao final da pesquisa, percebeu-se que o fator humano é a maior criticidade para o sucesso da implantação da Política de Segurança da Informação e Comunicação, principalmente a participação da Alta Gestão, entretanto, a elaboração do guia promoverá ações estratégicas nos processos de segurança da informação das Instituições Federais de Ensino Superior, quanto à implantação e revisão de Política de Segurança da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21129
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Orlivaldo_Kléber_Ciência da Computação_UFPE_.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons