Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2111
Título: Análise de estruturas de proteínas
Autor(es): Cecilia Bezerra de Melo, Jeane
Palavras-chave: Proteômica; Predição de estrutura secundária
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cecilia Bezerra de Melo, Jeane; Silva Guimarães, Katia. Análise de estruturas de proteínas. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Neste trabalho são tratados dois problemas relacionados à análise estrutural de proteínas. O primeiro, denominado Predição de Estrutura Secundária, diz respeito a um importante passo na inferência da conformação espacial de uma proteína: a localização de subestruturas recorrentes a partir de informações referentes à sua seqüência de aminoácidos. O segundo refere-se ao desenvolvimento de métodos para efetuar a Busca e Comparação de Padrões Estruturais, os quais podem ser utilizados para a classificação de proteínas ou mesmo na localização de possíveis sítios ativos. A abordagem apresentada para a predição de estrutura secundária engloba um estudo crítico dos principais preditores disponíveis na atualidade, além do desenvolvimento de um novo preditor objetivando propor um tratamento simples e eficiente para tal problema. Os resultados significativos obtidos motivaram a realização de novos experimentos. Métodos de extração de características foram então aplicados aos dados informados ao preditor. Uma análise comparativa do comportamento do preditor mediante a presença ou não de uma fase de redução de dimensionalidade foi também realizada. Para efetuar a busca e a comparação de padrões estruturais foi proposta uma representação simplificada para as estruturas de proteínas. Tal representação envolve informações sobre os elementos de estrutura secundária e interações espaciais entre estes, considerando a inclusão de parâmetros inéditos para este tipo de abordagem. Algoritmos clássicos da Teoria dos Grafos foram adaptados para tratar o problema de busca de ocorrências de motivos estruturais e obtenção de subestruturas comuns a um dado conjunto de proteínas. O trabalho traz ainda discussão de resultados de testes realizados com diferentes conjuntos de proteínas, conclusões e perspectivas futuras referentes a ambos os problemas abordados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2111
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7183_1.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.