Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2093
Título: Estudo comparativo da atividade antimicrobiana do ácido úsnico com sua forma nanocapsulada
Autor(es): Rodrigues Duarte, Brígida
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana;Ácido úsnico;Forma nanocapsulada
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues Duarte, Brígida; Stela Santos Magalhães, Nereide. Estudo comparativo da atividade antimicrobiana do ácido úsnico com sua forma nanocapsulada. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Os líquens produzem várias substâncias antibióticas dentre elas o ácido úsnico, cuja atividade antimicrobiana fora demonstrada sobre vários microrganismos, principalmente bactérias Gram-positivas. Com a finalidade de avaliar esta atividade antimicrobiana o ácido úsnico foi extraído da Cladonia substellata Vainio, purificado e caracterizado, testado frente a isolados clínicos de Staphylococcus aureus. A atividade antimicrobiana do ácido úsnico foi determinada pela Concentração Mínima Inibitória (CMI) através do método de difusão em meio sólido sobre dez cepas de S. aureus isolados de espécimes humanas e uma de coleção. Neste estudo também foram determinadas as CMIs para o ácido úsnico padrão, e para a sua forma nanoencapsulada. A partir de soluções padronizadas dos ácidos úsnicos a 500&#956;g/ml foram realizadas diluições seriadas de modo a obter no final placas contendo a substância teste em concentrações de 50 a 7&#956;g/ml, onde o inóculo padronizado (108 UFC/ml) foi semeado. Todas as formas do ácido úsnico mostraram-se ativas frente às cepas de S. aureus testadas. As CMIs situaramse entre 50 &#956;g/ml e < 7 &#956;g/ml, e foram dependentes da forma do ácido úsnico, e das cepas utilizadas. O ácido úsnico na sua forma nanoencápsulada teve uma diminuição na atividade antimicrobiana inferior quando comparada ao ácido úsnico purificado de C. substellata e o ácido úsnico padrão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2093
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4921_1.pdf467,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.