Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2075
Título: Contribuição de Características Citogenéticas e Moleculares à Sistemática de Bromeliaceae
Autor(es): Gitái dos Santos Frazão, Jailson
Palavras-chave: Coloração com fluorocromos;Subgênero Ortgiesia;Análise molecular AFLP
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gitái dos Santos Frazão, Jailson; Maria Benko Iseppon, Ana. Contribuição de Características Citogenéticas e Moleculares à Sistemática de Bromeliaceae. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Face ao seu exotismo e diversidade, a família Bromeliaceae está entre as mais admiráveis da flora neotropical. Embora existam contagens cromossômicas para cerca de 200 espécies (10% dos membros do grupo), poucas são as análises cariológicas prévias agregando informações citogenéticas adicionais, como morfologia cromossômica, caracterização de núcleos interfásicos, dos padrões de condensação cromossômica, ou técnicas de bandeamento. Do ponto de vista molecular, a maioria das inferências têm ocorrido em nível macrotaxonômico, com base na análise de seqüências nucleares e extra-nucleares, havendo poucas análises em nível infragenérico e interespecífico com marcadores moleculares. O presente estudo fornece novas evidências citogenéticas para 73 espécies, dentre as quais 48 espécies e nove gêneros analisados pela primeira vez. Os resultados apontam para uma relativa conservação quanto ao padrão de condensação (proximal em todas as espécies analisadas) e ao principal tipo de núcleo interfásico (semi-reticulado), embora existam diferenças perceptíveis na forma e distribuição dos cromocentros. A maioria das espécies apresenta cromossomos diminutos, havendo uma tendência à bimodalidade em alguns taxa analisados. Para as espécies Aechmea aquilega (Salisbury) Grisebach, A. bromelifolia (Rudge) Baker, Ananas comosus L. Merrill, A. nanus L.B.Smith, Greigia sphacelata (Ruiz & Pavon) Regel, Ochagavia litoralis (Phil.) Zizka, Trumpler & Zoellner, Puya coerulea Lindley e Tillandsia bourgarei Baker, foram efetuadas análises com os fluorocromos CMA/DAPI, revelando predominância de heterocromatina CMA+/DAPI- rica em GC (Guanina-Citosina) associada às RONs (regiões organizadoras de nucléolos). A coloração com nitrato de prata também foi aplicada, revelando um ou dois pares portadores de RONs nas espécies analisadas. As análises de AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism ou Polimorfismos de Tamanho de Fragmentos Amplificados), aplicadas a 40 entidades taxonômicas do subgênero Ortgiesia do gênero Aechmea Ruiz & Pav. revelaram um clado basal incluindo espécies do complexo A. candida-A.coelestrix (composto de cinco genótipos relacionados), a partir do qual as demais provavelmente derivaram, emergindo em três ramos adicionais distintos e parcialmente consistentes com as características fitogeográficas e taxonômicas conhecidas. Os resultados gerados, especialmente aqueles relacionados às espécies de classificação controversa, são discutidos no trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2075
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5229_1.pdf4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.