Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2071
Título: Modelo para transparência de handover vertical em redes de quarta geração
Autor(es): de Oliveira Nóbrega, Obionor
Palavras-chave: Handover vertical;Redes de quarta geração;Handover transparente
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira Nóbrega, Obionor; Roberto Freire Cunha, Paulo. Modelo para transparência de handover vertical em redes de quarta geração. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Atualmente diversas pesquisas têm sido elaboradas para melhorar o uso da tecnologia móvel pelo usuário final. O desenvolvimento da quarta geração de sistemas de comunicação móveis (4G) possui grandes desafios para a Internet do Futuro (FI). Dentre estes desafios está a transparências de handover vertical, pois esta ação influencia diretamente na percepção do usuário quanto à qualidade de experiência (QoE) e qualidade de serviço (QoS). Este trabalho propõe um modelo para transparência de handover vertical centrado nas preferências do usuário, nos requisitos de suas aplicações e nas características das redes. O modelo proposto possibilita a predição de caminhos de um usuário com perfil de mobilidade e a busca antecipada de informações das futuras redes candidatas de forma colaborativa. Para selecionar previamente a rede candidata, utiliza-se o método AKAIKE em conjunto com a técnica de regressção linear múltipla para estimar a melhor rede, considerando até nove parâmetros, como características da rede, requisitos da aplicação e preferências do usuário. Este modelo apresenta como diferencial a integração entre estas funções, por meio da utilização de mensagens de sinalização MIH (Media Independent Handover), tornando-o compatível com o padrão IEEE 802.21. Como metodologia de avaliação de desempenho utilizou-se a modelagem com rede de Petri e matemática, assim como simulações com a ferramenta estatísitca R, a ferramenta de simulação Network Simulator e a ferramenta de avaliação de vídeos Evalvid. Como resultado, a transparência de handover é obtida com a diminuição da percepção visual do usuário de aplicações de vídeo em tempo real, durante o processo de handover vertical em redes heterogêneas de quarta geração
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2071
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6810_1.pdf6,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.