Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2031

Compartilhe esta página

Título: F2P: modelo para migração de um ambiente baseado em funções para um ambiente orientado a processos usando BPM
Autor(es): Cunha Pereira, Otoni
Palavras-chave: Business; Strategies; Process; Mapping and Modeling Process; BPM Business Process Management; Orientation for Function; Orientation for Process
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cunha Pereira, Otoni; Perrelli de Moura, Hermano. F2P: modelo para migração de um ambiente baseado em funções para um ambiente orientado a processos usando BPM. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: As pressões econômicas e sociais sobre as empresas estão exigindo cada vez mais das organizações uma maior capacidade de responder rapidamente às necessidades e requisitos das diversas partes interessadas, sejam acionistas, colaboradores, parceiros, comunidade e principalmente o Cliente. Há muito tempo as empresas são organizadas e geridas baseadas num modelo funcional, com estruturas verticalizadas correspondentes às funções organizacionais, nas quais as pessoas têm a noção da responsabilidade pelos resultados limitada ao universo dos seus departamentos. Essa estruturação não atende mais as expectativas e necessidades atuais do mercado, pois agrega pouco valor às novas relações exigidas pelos clientes. Nesses últimos vinte anos, vem tomando espaço nos meios acadêmicos e empresariais, uma nova abordagem para estruturar a gestão das empresas, denominada de orientação a processos . Uma empresa orientada por processos, possui características diferenciadas, a exemplo de equipes trabalhando com processos multifuncionais, de forma colaborativa, visão sistêmica, redução dos níveis hierárquicos, agilidade nas decisões e foco no cliente. Dentre as metodologias baseadas na abordagem de processos a mais recente é BPM (Business Process Management), que surgiu no final da década passada. BPM aplica métodos e técnicas para planejar, modelar, implantar, monitorar e melhorar continuamente os processos, visando alcançar agilidade operacional, maior confiabilidade, redução dos custos, maior capacidade de resposta às mudanças requisitadas pelos clientes e, principalmente, alinhamento aos objetivos empresariais. O cerne deste trabalho é contribuir com o tema, propondo um modelo para orientar a migração de uma organização orientada a funções para uma organização baseada em processos, usando BPM
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2031
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1951_1.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons