Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20260
Título: Controle interno como instrumento de fortalecimento da accontability: uma avaliação baseada no modelo coso no município de Vicência - PE
Autor(es): OLIVEIRA, Juliana Paiva de
Palavras-chave: Controle Interno; Accountability; Município de Vicência
Data do documento: 20-Dez-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Os controles internos são, hoje, considerados importantes ferramentas capazes de medir, avaliar e indicar, se necessário, as mudançasde rumo da gestão pública. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscaverificar,por meiodo modelo COSO, adotado pela ITONSAI,se os controles internos são realizados e se contribuempara o fortalecimento da accountabilityno Município de Vicência –PE. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo nos setores responsáveis pelo controle interno na Prefeitura do Município de Vicência. Aplicou-setambém um checklist, com intuito de comparar o que é proposto pelo modelo COSO e as ações efetivamente realizadas na administração na Prefeitura do Município em questão. Foram estabelecidos, como proposta deste trabalho, níveis de accountabilitya partir do checklistaplicado, em que foi possível detectar que noMunicípio de Vicência, os controles internos têm um nível bom de contribuição para o fortalecimento da accountability. Foram identificadas também algumas fragilidades que,se corrigidas,podem melhorar ainda mais esse nível de contribuição encontrado no referido Município.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20260
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-dissertação-JulianaPaivaOliveira.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.