Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20234
Title: Engajamento estudantil no uso de aplicativos educacionais inseridos em contextos multimodais
Authors: LIMA, Felipe de Brito
Keywords: Engajamento. Ensino. Aplicativos. Multimodalidade.;Engagement. Teaching. Applets. Blended Learning Practices.
Issue Date: 25-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa visa avaliar níveis de engajamento estudantil na execução de uma sequência de atividades de aprendizagem mediadas pelo uso de aplicativos educacionais inseridos numa prática de ensino multimodal. O experimento foi conduzido em uma escola estadual do Recife e teve como participantes 1 professor de matemática e 92 estudantes de 4 turmas de 1º ano do Ensino Médio. Os estudantes foram sistematicamente expostos a sequências de atividades envolvendo o uso de aplicativos educacionais, implementadas a partir de duas concepções distintas: a primeira associada a aulas tradicionais, expositivas e lineares, e a segunda tendo como fundamento (a) a literatura acerca do engajamento estudantil e das práticas de ensino multimodais e (b) a aplicação de um instrumento de aferição de familiaridade com ferramentas tecnológicas, utilizado para traçar um perfil dos respondentes. A ação dos estudantes sobre os aplicativos utilizados foi registrada em todas as aulas por meio de dispositivos de captura de telas e o material resultante foi analisado de acordo com categorias de comportamentos quantificáveis, desenvolvidas com base na metodologia da pesquisa em ciências do comportamento. Os resultados indicam que os níveis de engajamento variaram entre 84,78 e 82,61% na abordagem multimodal enquanto os índices obtidos através da prática tradicional foram de 26,09 a 19,57%. O H de Kruskal-Wallis (sig. ≥ 0,829) indica que as 4 turmas responderam de modo similar à cada tipo de sequência de atividades e o Wilcoxon pareado indica diferenças significativas intragrupo em todos as turmas (sig.≦0,014) quando contrastadas as performances associadas a cada abordagem. Características do ensino multimodal, como suporte a autonomia e interação via diferentes mídias, foram associadas à promoção do engajamento estudantil, e a partir das sequências de atividades conduzidas para o experimento, delineou-se um exemplo detalhado de implementação destas práticas que poderá ser usado pra fins de formação docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20234
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoFelipeDeBritoLima[Psicologia-Cognitiva2015].pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons