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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20183
Title: Redes e educação: uma análise sobre o reordenamento da rede estadual de educação de pernambuco de 2007 a 2010
Authors: MORAES, Ana Karina Araújo De
Keywords: Redes;Análise de Redes;Gestão;Políticas Públicas e Educação
Issue Date: 20-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho buscou analisar como se deu o processo de reordenamento da rede estadual de Educação de Pernambuco no período de 2007-2010, a partir da teoria de redes. Observa-se que a reflexão sobre a atuação em redes e a sua importância nas organizações públicas ainda é tema que precisa ser difundido e, acima de tudo, praticado. Pela dimensão política que toma uma rede de ação pública, ainda é um grande desafio trazer a perspectiva da atuação em rede, na prática, dentro das organizações públicas. Como objeto de Estudo de Caso, utilizou-se a rede estadual de educação de Pernambuco, da Secretaria Estadualde Educação de Pernambuco. No tocante à metodologia esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa, de caráter intervencionista, bibliográfica e documental. A pesquisa possibilitou compreender como se deu o trabalho em rede no processo de organização da rede estadual de ensino; analisou os desafios existentes no processo da atuação coletiva e as principais aprendizagens adquiridas com o processo de reordenamento da rede, entendendo que a luta por uma Educação de qualidade deve ser um compromisso e um dever de todos. Além disso, com o estudo foi possível destacar que há uma diversidade presente em nosso estado no tocante ao próprio entendimento e significado do reordenamento e sua condução. Sendo assim, não houve um reordenamento da rede, mas vários, reconhecendo que se trata de um processo dinâmico, que a todo o tempo precisa ser visitado e revisitado. Pernambuco possui, portanto, maneiras diversas de organizar a coisa pública a partir de cada município, o que significa dizer que tratar de reordenamento é compreender a dimensão da rede, a partir das especificidades e localidades de cada região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20183
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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