Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20172
Título: A trajetória da água em Caruaru e Garanhuns: o papel da infraestrutura hídrica no desenvolvimento dos municípios.
Autor(es): RODRIGUES, Nyadja Menezes
Palavras-chave: Desenvolvimento; Infra-estrutura hídrica; Água; Pernambuco
Data do documento: 20-Dez-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Este estudo analisou a importância dos investimentos em infraestrutura hídrica para o desenvolvimento econômico e social dos municípios elencados e desta forma objetivou contribuir para uma análise teórica e empírica sobre a funcionalidade de investimentos em infraestrutura hídrica. Neste contexto, buscou-se identificar e apresentar em dados a importância da realização de investimentos sistemáticos em infraestrutura hídrica como uma ferramenta relevante para o desenvolvimento dos municípios. Para a realização da análise utilizou-se indicadores econômicos e sociais dos municípios de Caruaru e Garanhuns. Os municípios escolhidos para este estudo estão localizados no Agreste do Estado de Pernambuco, sendo as duas localidades de maior percentual populacional nesta região, cada uma com uma população superior a 100.000 habitantes e possuem um histórico de grandes dificuldades quanto à questão da falta de água. Os dados coletados foram analisados juntamente com os investimentos realizados em infraestrutura hídrica e a influência direta ou indireta deste último para o desenvolvimento destas localidades. Para alcance dos objetivos propostos foram escolhidos 5 (cinco) indicadores para efeito do estudo em tela: PIB (Produto Interno Bruto); Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Taxa de mortalidade infantil; Percentual de investimentos em infraestrutura hídrica e o Percentual de acesso a água encanada. Para a realização da pesquisa foram utilizados como marcos teórico, as teorias de Desenvolvimento, de Infra - estrutura hídrica, buscando discutir a importância da temática da água e dos investimentos em infraestrutura hídrica no cenário das políticas públicas. Na pesquisa em tela foram utilizadas fontes secundárias e material documental, produzido por órgãos tais como IBGE, IPEA, Associação de Comerciantes e Industriários de Caruaru e Garanhuns, Ministério das Cidades e também dados do Ministério da Saúde. Ao final se apresenta a análise de todos os indicadores escolhidos como também os resultados dos dados coletados e são expostos a relevância do investimento sistemático em infraestrutura hídrica e seus reflexos para o desenvolvimento dos municípios de Caruaru e Garanhuns.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20172
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010-dissertação-NyadjaMenezesRodrigues.pdf5,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.