Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2016
Título: MeGIQ - Metodologia de Geração de Informações de Qualidade para Apoio à Tomada de Decisão Executiva
Autor(es): de Vasconcellos Carneiro Campello, Antonio
Palavras-chave: Informática; Data base; Banco de dados; Tomada de decisão
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Vasconcellos Carneiro Campello, Antonio; Perrelli de Moura, Hermano. MeGIQ - Metodologia de Geração de Informações de Qualidade para Apoio à Tomada de Decisão Executiva. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A tomada de decisão executiva constitui-se no principal desafio dos gerentes das empresas na atualidade. As organizações vivem em permanente processo de mutação, o que torna a tomada de decisão uma atividade extremamente crítica. As decisões precisam ser tomadas em tempos cada vez menores devido à própria dinâmica do mundo atual. São necessárias ao decisor, experiência, informação, metodologia e menos intuição. O custo de uma decisão estratégica errada é incalculável, podendo até representar a falência de grandes organizações. Para obter uma boa decisão, o agente decisor necessita de informações de qualidade, oriundas de sistemas legados, de diferentes fontes de informação, internas e/ou externas à organização, armazenadas em arquivos convencionais, em bancos de dados de diferentes SGBD - sistemas de gerência de banco de dados, ou obtidas por meio de sites na Web O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e implantar a metodologia de apoio à tomada de decisão executiva MeGIQ (Metodologia de Geração de Informações de Qualidade para Apoio à Tomada de Decisão Executiva), suportada por um sistema de informação que mantenha uma base de conhecimento sobre decisões de sucesso, possibilitando aos agentes de decisão fazerem uso da re-utilização dessas decisões. As informações são obtidas mediante técnicas OLAP e de mineração de dados, sobre um banco de dados de apoio à decisão, sendo utilizadas em conjunto com modelos de decisão multicriterial, possibilitando a participação de diferentes agentes decisores com experiência no problema em questão, pertencentes ou não à organização, aumentando dessa forma, a probabilidade de sucesso da decisão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2016
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6304_1.pdf3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.