Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2005
Título: Detecção de Beta-lactamases de espectro estendido em isolados clínicos bacterianos
Autor(es): SILVA, Eduardo Antonio Maciel de Sousa
Palavras-chave: ESBL; Infecções do trato urinário; E.coli; K. pneumoniae
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio Maciel de Sousa Silva, Eduardo; Lúcia de Menezes lima, Vera. Detecção de Beta-lactamases de espectro estendido em isolados clínicos bacterianos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: As beta-lactamases de espectro estendido estão em expansão mundial, conferindo em isolados clínicos importantes fenótipos de multi-resistencia em bactérias que abrigam estas enzimas. Pacientes com infecção urinária (ITU) são principalmente infetados pelas E. coli e K. pneumoniae, que são as principais produtoras das ESBLs (beta-lactamases de espectro estendido). Neste trabalho, nós analisamos a presença de ESBL produzidas pela E. coli e K. pneumoniae em isolados de ITU de origem nosocomial e em comunidade. Padrões de suscetibilidade e a presença de genes de ESBL para SHV, TEM e CTX foram estudados em amostras de ESBL positivas. Os resultados mostraram que as cepas produtoras de ESBL estavam presentes em 25% das amostras de ITU nosocomiais e 9.3% nas de comunidade. As ESBLs esteve presente em 12.2 e 18.2% dos isolados de E. coli e de K.pneumoniae, respectivamente. Foram descobertos genes de ESBL em isolados de origem nosocomial e em comunidade. Todos os isolados que carregam os genes de ESBL apresentaram fenótipos de multi-resistência que alertam à necessidade de vigilância contínua nas ITU
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2005
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4868_1.pdf931,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.