Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20018
Título: A percepção do clima organizacional dos serviços públicos sob a ótica da ergonomia: um estudo de caso nas recém-criadas Coordenações de Infraestrutura, Finanças e Compras da UFPE
Autor(es): SANTOS, Vianney Bezerra dos
Palavras-chave: clima organizacional. motivação. qualidade de vida no trabalho. ergonomia organizacional.; organizational climate. motivation. quality of work life. organizational ergonomics.
Data do documento: 13-Jun-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A UFPE possui 12 centros acadêmicos, e através da sua Pró-reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE, no ano de 2013 criou as Coordenações de Infraestrutura, Finanças e Compras - CIFiC, que deveriam ser instituídas em cada um destes centros. Estas CIFiC's possuem uma multifuncionalidade, como a própria nomenclatura define, o que exige uma forte carga mental dos servidores que as compõem. O presente estudo tem por objetivo analisar a processo em que estas coordenações foram constituídas e buscar informações sobre a percepção dos servidores públicos nas condições do ambiente de trabalho, bem como na sua qualidade de vida na local de trabalho e investigar em que medida a satisfação dos servidores com o clima organizacional pode estar associado à satisfação.A pesquisa terá um delineamento quantitativo e qualitativo, que será realizada através de entrevistas e questionários. Pretende-se com os resultados encontrados, buscar fatores que apontem para a coexistência de estressores que podem vir a interferir na motivação dos servidores, e os resultados encontrados serão apresentados a PROGEPE, como argumentos e subsídios para futuras realizações de ações e de melhorias no clima organizacional para os servidores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20018
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VianneyBezerra.pdf5,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons