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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20009
Título: Um estudo de caso sobre a efetividade da avaliação do Estágio Probatório na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): LUZ, Luciana Cristina Silva da
Palavras-chave: Estágio Probatório; Avaliação de Desempenho; Profissionalização do Serviço Público; Reforma do Estado; Probationary Period; Performance Rating; Service Professionalization Public; Reform of State
Data do documento: 4-Ago-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Que fatores explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório? Nosso principal objetivo é identificar que fatores explicam esta percepção a partir de um estudo de caso com servidores técnico-administrativos na Universidade Federal de Pernambuco. Testamos a hipótese de que fatores contextuais são mais importantes do que variáveis pessoais. Metodologicamente, adotou-se uma perspectiva multimétodo, combinando estudo de caso, observação não participante, análise documental, estatística descritiva e multivariada. Os dados foram coletados através de um survey realizado com 550 participantes e as respostas foram submetidas à análise fatorial confirmatória que identificou quatro dimensões (Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório, Suporte da Instituição, Ação Gerencial e Valorização do Estágio Probatório enquanto Avaliação). Em seguida, utilizou-se a regressão linear múltipla para mensurar o efeito das dimensões sobre a percepção da Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório. Os resultados corroboram a hipótese de pesquisa já que fatores contextuais exercem maior impacto sobre a percepção da efetividade do que variáveis pessoais. Comparativamente, o Suporte da Instituição foi a dimensão que produziu maior efeito. Com este trabalho espera-se incentivar uma reflexão sistemática sobre o sistema de avaliação do estágio probatório e fornecer subsídios para elaboração de políticas especialmente voltadas para melhorar a qualidade da burocracia no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20009
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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