Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1998
Title: Patogenicidade e viabilidade de Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae Var. anisopliae e Metarhizium anisopliae Var. acridium ao Anthonomus grandis (Boheman) (Coleoptera : Curculionidae)
Authors: ALMEIDA, José Cezario de
Keywords: Fungo entomopatogênico;Controle biológico;Beauveria;Metarhizium;Anthonomus grandis;Algodão
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cezario de Almeida, José; Áurea de Luna Alves Lima, Elza. Patogenicidade e viabilidade de Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae Var. anisopliae e Metarhizium anisopliae Var. acridium ao Anthonomus grandis (Boheman) (Coleoptera : Curculionidae). 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae amplamente distribuídos em todas as regiões do mundo podem ser isolados de insetos, solo e de outros substratos. Essas espécies apresentam variabilidade genética e habilidades sobre diferentes insetos-praga. Patogenicidade e virulência sobre diversos artrópodes têm sido observadas com a variação de atividades enzimáticas e características genéticas dos isolados. A ação desses agentes está relacionada com as condições climáticas, causando epizootias em população de insetos e observado o controle biológico de Coleoptera, Hemiptera, Lepdoptera, Isoptera e de outras importantes pragas no Brasil e no mundo. Este trabalho teve por objetivos avaliar a ação de patogenicidade, viabilidade e virulência das linhagens de B. bassiana, M. anisopliae var. anisopliae e M. anisopliae var. acridum sobre ovos, larvas e adultos antes e após reisoladas de Anthonomus grandis (Boheman) (Coleoptera: Curculionidae), importante praga do algodão, avaliadas em condições de laboratório, visando o desenvolvimento de estratégias para o controle biológico da praga. Os resultados apresentados neste trabalho confirmaram que B. bassiana, M. anisopliae var. anisopliae e M. anisopliae var. acridum têm ação patogênica, elevada viabilidade sobre o bicudo-do-algodoeiro e significante virulência após reisolados das diferentes fases do inseto, podendo ser usados contra o inseto adulto em programas de controle biológico, proporcionando uma importante alternativa de controle contra A. grandis
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1998
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5158_1.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.