Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1993
Título: Planejamento de aquisição de software com ênfase em necessidades de medição
Autor(es): Paulo Silva Araújo, Pedro
Palavras-chave: Aquisição de Software; Métricas
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Paulo Silva Araújo, Pedro; Marcos Lins de Vasconcelos, Alexandre. Planejamento de aquisição de software com ênfase em necessidades de medição. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A necessidade de se obter rapidamente respostas para carências de software voltados para os negócios das empresas tem impulsionado as aquisições de software e, paralelamente, estimulado a criação de muitas empresas de desenvolvimento voltadas para segmentos específicos, como medicina, engenharia, serviço público, etc. As aquisições de software devem obedecer a critérios de seleção definidos de acordo com os requisitos de negócio (funcionais), técnicos e aspectos comerciais. No entanto, para que estas aquisições obtenham sucesso, temos que responder a questões como: Será que estes requisitos estão corretamente alinhados com as estratégias e metas estabelecidas pelas empresas? Estamos pagando o preço justo pelas funcionalidades que estamos comprando? Seria melhor desenvolver internamente com a equipe de desenvolvedores da empresa? Quais critérios definem a compra de um software ou o seu desenvolvimento interno? A empresa fornecedora está alinhada às necessidades de qualidade estabelecidas pela contratante? A falta de utilização de técnicas e ferramentas para a definição de métricas que possam ser associadas às questões acima, que nos permitam decidir entre comprar ou desenvolver internamente e, no caso de comprar, quais os níveis de aceitação mínimos e como poderemos obter uma melhor resposta para qual fornecedor está nos entregando um produto mais adequado às nossas necessidades, minimizam as chances de sucesso. Neste trabalho é proposta uma abordagem para o planejamento de aquisição de software baseado nos modelos de aquisição do MPS-BR e nas áreas de processo do modelo CMMI-ACQ, apresentando um conjunto de métricas relevantes que normalmente fazem parte deste tipo de atividade, objetivando apoiar os gestores de aquisição na definição das necessidades, requisitos e estratégia da aquisição
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1993
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1925_1.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.