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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19908
Title: Significação de gêneros de textos por uma agente-leitora universitária
Authors: GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva
Keywords: Agente-leitora;Agir linguageiro;Formação social;Gêneros de texto;Significação
Issue Date: 26-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta investigação encontrou no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) solo fértil para a construção de um trabalho científico transdisciplinar acerca da linguagem verbal em contextos sociais historicamente situados. Com o levantamento da literatura, apenas foi encontrado o estudo de Barbosa (2014) na direção tomada pela pesquisa em tela, sendo esta a principal justificativa para a sua materialização. Assim, tem-se como objetivo geral: investigar a significação de gêneros de textos por uma agente-leitora universitária em diferentes formações sociais de linguagem. E como objetivos específicos: (i) compreender o papel representado pelas vivências de leitura passadas e atuais da agente-leitora em espaços diversificados e compartilhados com grupos sociais distintos e sua possível influência no processo pessoal de significação de gêneros de texto; (ii) analisar os modos de representações psicológicas, linguísticas e discursivas materializados em textos empíricos por uma agente-leitora na situação de significação de leitura de um Artigo Científico, de uma Crônica e de um Artigo de Opinião; (iii) identificar o agir linguageiro desta agente-leitora em situação de interpretação dos gêneros de texto explorados nesta pesquisa. No plano teórico, contou com o suporte teórico e metodológico do materialismo sócio-histórico vigotskiano ampliado pelo ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008) acerca das operações psicológicas, linguísticas e enunciativas presentificadas nas situações de linguagem circunscritas na textualidade; buscou sustentação na filosofia do agir comunicativo (HABERMAS, 1987); e nas ciências do discurso (ORLANDI, 2005; 2006), dentre outras referências filiadas aos pressupostos assumidos nesta investigação. Fez-se opção pelo método investigativo qualitativo (TURATO, 2006; RONDEL, 2003; SCHWANDT, 2006), de natureza exploratória, cujo delineamento de pesquisa foi Estudo de Caso Único (GIL, 2009). Com efeito, colaborou com a construção dos dados uma agente-leitora estudante, à época, do Curso de Pedagogia, de uma universidade pública federal, localizada em Recife/PE (NE brasileiro). O estudo empírico efetivou-se em dois encontros com a agente-leitora, a saber: (i) entrevista sobre a história de leitura, e a sessão de significação da leitura da Crônica, e; (ii) em encontro posterior, a agente-leitora produziu a significação de leitura do Artigo Científico e do Artigo de Opinião. Procedeu-se com a análise descendente do ISD (tipos de discursos, mecanismo de textualização e os mecanismos enunciativos), consubstanciada com parte dos princípios e procedimentos da escola brasileira de análise de discurso. Com base nos achados, de modo geral, concluiu-se que: (i) Sofia de fato traz para o momento da significação a sua história de leitora, melhor dizendo, as interações sociais vividas na família, sobretudo pela figura de alteridade da avó enunciando no início de cada sessão o prazer que sentiu ao ler os três gêneros de textos; (ii) os indícios da intervenção discursiva ocorridos nas práticas sociointeracionistas na instância formal acadêmica foram materializados no modo como a agente-leitora representou a significação que realizou do Artigo Científico; (iii) a recepção de gênero textual, na perspectiva de compreensão de leitura como um trabalho interlocutivo e colaborativo acontece, de fato, na relação entre leitor-texto-autor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19908
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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