Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19738
Título: Caracterização molecular da microbiota em solos de restinga e dunas com atividade de mineração no Município de Mataraca
Autor(es): BARBOSA, Marcela Alves
Palavras-chave: Biodiversidade. Análise molecular. Solo de mineração. Biomassa de fungos.; Biodiversity. Molecular analysis. Mining the ground. Fungal biomass.
Data do documento: 13-Mar-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A exploração mineral é considerada como uma das atividades que mais degradam o meio ambiente, considerando os diversos impactos que gera. Técnicas moleculares, que têm grande potencial para estudos de diversidade de fungos, podem ser utilizadas para monitorar impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas. Este trabalho teve como objetivo avaliar molecularmente as comunidades microbianas do solo de áreas nativa e mineradas e suas implicações na dinâmica da regeneração da vegetação de dunas litorâneas. Foram analisados os solos no período de estiagem e de chuva dos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012 em seis áreas: duas matas de restinga controle e uma restinga arbustiva (matas naturais) e três dunas revegetadas (em 1989, 2001 e 2009). Foram feitas análises pela técnica de DGGE das comunidades de bactérias e fungos e pelo método de quantificação do ergosterol foi analisada a biomassa de fungos. Observou-se que a concentração de ergosterol no período de chuva foi maior em relação ao período de estiagem em todas as áreas de coleta. A comunidade de bactérias não apresentou diferenças significativas na diversidade, porém, a comunidade de fungos apresentou mudanças, com incremento do número de bandas 84 para 268 ao longo do estudo. O uso do solo de cobertura nas áreas mineradas proporciona boas condições para a recuperação da microbiota, porém, isso ocorre em função do tempo de revegetação. Conforme evidenciam as análises da biomassa de fungos e da estrutura molecular das comunidades microbianas evidenciaram isso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19738
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia de Fungos

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação (Marcela) -30-01-2017-Corrigida-final -.pdf2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons