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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19678

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Título: O papel moderador da similaridade percebida na relação entre percepção de crowding e respostas do consumidor em ambiente varejista
Autor(es): AGUIAR, Edvan Cruz
Palavras-chave: Ambiente Varejista. Crowding. Similaridade Percebida. Comportamento do Consumidor. Respostas do consumidor.; Retail Environment. Crowding. Perceived Similarity. Consumer Behavior. Consumer Responses.
Data do documento: 29-Abr-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese aborda o papel da presença dos outros clientes sobre o comportamento do consumidor em ambiente varejista. Argumenta-se que os outros tendem a influenciar emoções individuais, determinando, em grande medida, a satisfação, as intenções de compra e o retorno à loja. À luz da Teoria do Impacto Social (LATANÉ, 1981) e do Paradigma Similaridade-Atração (BYRNE, 1971), este estudo propõe que a identificação do consumidor com os outros clientes que compartilham o mesmo ambiente de loja minimiza a influência do crowding nas respostas individuais (emoções, atitudes e comportamentos). Portanto, esta pesquisa objetivou investigar de modo a similaridade percebida modera a relação entre percepção de crowding e respostas do consumidor, em ambiente varejista com diferentes níveis de densidade humana, proximidade física e perfil dos outros consumidores (aparência física). A partir de um estudo de desenho experimental, as hipóteses de pesquisa e o modelo conceitual foram testados, e os resultados suportaram a proposta de tese defendida. A similaridade percebida contribui para que emoções e atitudes negativas sejam mitigadas, bem como comportamentos de afastamento, mesmo em situações crowding na loja. Esta variável impacta positivamente com a avaliação que o consumidor faz sobre o varejista, os produtos e sua própria experiência de compra. Os achados também indicam que a similaridade percebida influencia atitudes e comportamentos por meio das respostas emocionais (mediação). O estudo amplia o corpo teórico de conhecimento ao fornecer evidências de que a identificação social modera (interfere) em como o crowding é percebido e avaliado pelos consumidores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19678
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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