Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1966
Título: Busca meta-heurística para resolução de CSP em teste de software
Autor(es): TAKAKI, Mitsuo
Palavras-chave: Problema de Satisfação de Restrição;Execução Concólica;Algoritmos de Busca Meta-Heurística
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Takaki, Mitsuo; Bastos Cavalcante Prudêncio, Ricardo. Busca meta-heurística para resolução de CSP em teste de software. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Os algoritmos de busca meta-heurística vêm sendo pesquisados em inúmeros domínios, inclusive na resolução de restrições. Devido à sua capacidade de atuação em problemas que a solução é desconhecida, são utilizados em diversas situações. Os algoritmos evolutivos são uma família dos algoritmos de busca, que simulam o comportamento da natureza. Os problemas de satisfação de restrição (CSP) são compostos por um conjunto de conjunções de variáveis, caracterizando uma restrição. Valores são associados às variáveis, os quais devem satisfazer a restrição, caso contrário, são considerados inválidos. Problemas de resolução de restrição estão associados a diversos contextos, desde problemas de alocação de recursos a design de circuitos integrados. Algoritmos de busca meta-heurística vêm sendo utilizados para a solução de CSP, resolvendo o problema da limitação dos provadores de teoremas, que necessitam modelar uma teoria para serem capazes de encontrar uma solução. Neste trabalho, investigamos o uso do algoritmo de busca meta heurística em um tipo de teste de software (execução concólica) que é tratado como um problema de CSP. A execução concólica se baseia no teste simbólico, o qual extrai as decisões internas de um programa que formam uma restrição, também conhecidas como Path Condition (PC). Estas restrições são formadas a partir das variáveis de entrada, portanto, a solução de uma restrição determina as entradas necessárias para percorrer um determinado caminho no software. As técnicas clássicas utilizam provadores de teoremas, os quais são limitados a teoria suportada, e métodos de randomização, que geram valores aleatórios para as variáveis, reduzindo a complexidade da restrição. A presente dissertação teve como objetivo criar e analisar o desempenho de solucionadores baseados em algoritmos de busca meta-heurística, sendo comparados às técnicas clássicas utilizadas neste contexto. Os resultados mostraram que o uso de heurísticas de busca pode permitir a criação de novas técnicas de resolução de restrição, no contexto de teste simbólico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1966
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1920_1.pdf3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.