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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1950

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Título: Técnicas de leitura para inspeção da especificação inicial de requisitos
Autor(es): Seabra Cabral, Márcia
Palavras-chave: Engenharia de Requisitos; Inspeção de Software; Técnicas de Leitura; Leitura Baseada em Perspectiva; Checklist
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Seabra Cabral, Márcia; Freire Brelaz de Castro, Jaelson. Técnicas de leitura para inspeção da especificação inicial de requisitos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Inspeção de software uma das técnicas de verificação de software, com o apoio de técnicas de leitura tem sido utilizada em estudos acadêmicos e aplicações comerciais. Dentre as técnicas de leitura existentes, destacam-se as técnicas de Leitura Baseada em Perspectiva e Checklist. A primeira utiliza um conjunto de guias, onde um guia corresponde a uma perspectiva diferente a ser utilizada, por exemplo, os pontos de vista do engenheiro de requisitos, do arquiteto e do testador. Assim, a técnica de Leitura Baseada em Perspectiva auxilia o inspetor a detectar defeitos em um artefato de software e dependendo do artefato são necessários guias específicos para cada perspectiva. Já a técnica de leitura Checklist contém um conjunto de questões genéricas que auxiliam o inspetor a detectar defeitos não necessitando de guias específicos para cada perspectiva existente. Atualmente, o uso de técnicas de leitura em Engenharia de Requisitos é feito após os requisitos do sistema já terem sido acordados com o cliente não tendo evidências do uso de técnicas de leitura durante a especificação inicial de requisitos. O objetivo desta dissertação é propor o uso de inspeção de software na especificação de requisitos iniciais do sistema através do uso, tanto da técnica Leitura Baseada em Perspectiva como da Checklist. Para comparar a efetividade destas duas técnicas de leitura, será realizado um experimento a partir da especificação inicial de requisitos de um sistema real, o AMADeUs. Este sistema é voltado à educação à distância e está sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1950
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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