Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19496
Título: Caracterização de uma ocorrência de material areno-caulinítico no município de Igarassu-PE para aproveitamento industrial
Autor(es): NEGRAO, Pedro Ivo Gomes
Palavras-chave: Caulim. caracterização. difração de raios X. fluorescência de raios X.; Kaolin. characterization. X ray diffraction. X ray fluorescence.
Data do documento: 29-Mar-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: As argilas compõem um grupo de matérias-primas muito importante devido a suas múltiplas funções industriais. Em especial o caulim, possui propriedades físicas e químicas que possibilitam a sua utilização no processo industrial de uma grande gama de produtos, desde matéria-prima para a indústria cerâmica, de carga e cobertura de papel, entre outras. Esta pesquisa objetivou descrever, através da caracterização mineralógica, análise química, análise granulométrica, ensaios tecnológicos e de plasticidade, as características do material arenocaulinítico sondado no município de Igarassu – PE, ocorrência localizada próxima ao bairro de Nova Cruz 2. O material foi coletado através de sondagem a trado, tendo as amostras passado por análise mineralógica por difração de raios X, análise química por fluorescência de raios X, análise granulométrica, ensaios de plasticidade e foram confeccionados corpos de prova para a realização de ensaios tecnológicos. Os resultados obtidos foram comparados com as características de caulins de outros jazimentos descritos na literatura e com as especificações dos caulins aproveitados industrialmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19496
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Mineral

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Pedro Negrão.pdf2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons