Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1947
Título: Uma Proposta para Melhorar o Rastreamento de Requisitos de Software
Autor(es): CESPEDES, Marco Antonio Toranzo
Palavras-chave: Requisitos; Rastreamento de Requisitos; Relacionamentos; Engenharia de Requisitos
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio Toranzo Cespedes, Marco; Freire Brelaz de Castro, Jaelson. Uma Proposta para Melhorar o Rastreamento de Requisitos de Software. 2002. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Mudança é inevitável no desenvolvimento de sistemas. Mudanças podem ser pequenas ou grandes, simples ou complexas, importantes ou triviais. Experimentos, das últimas três décadas, mostram que a realização de mudanças de software, sem a análise nos efeitos delas, pode contribuir para uma estimativa equivocada do esforço, atrasos no cronograma, projeto de software degradado, produtos de software não-confiáveis e a desativação prematura do sistema. O problema do bug do ano 2000 (Y2K) é um bom exemplo da percepção errônea dos impactos de mudança sobre muitos software. Entre as principais preocupações no desenvolvimento de software, detectamos a necessidade de se entender e rastrear requisitos adequadamente. Esse trabalho é realizado em conjunto pelos engenheiros de requisitos, desenvolvedores, e clientes e/ou usuários que requerem o software. A engenharia de requisitos desenvolveu algumas técnicas, modelos de rastreamento de requisitos, e ferramentas para ajudar os engenheiros de requisitos. Nesta tese abordaremos em detalhe a questão do rastreamento de requisitos. Em particular, fornecemos uma proposta para melhorar o rastreamento de requisitos que está composta de uma classificação de informações que serão rastreadas, um meta-modelo, um modelo intermediário de rastreamento, e um processo para desenvolver um modelo conceitual de rastreamento. A validação da tese foi realizada sobre cinco projetos. Neste tese apresentaremos os estudos de casos realizados sobre um sistema de vídeo locadora e o sistema de biblioteca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1947
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5128_1.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.