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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19464

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Title: Contribuições da experiência rastafári ao campo da educação popular
Authors: NASCIMENTO, Gisele Wanessa do
Keywords: Rastafári; Educação Popular; Experiência; Narrativa; Rastafari; Popular Education; Experience; Narrative
Issue Date: 20-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar quais os princípios e estratégias que balizam o estar juntos de sujeitos rastafáris e como sua experiência pode contribuir para construir/reforçar valores contra-hegemônicos no campo da educação popular. Esta investigação de caráter etnográfico é composta de uma pesquisa de campo por meio de um estudo de caso através da narrativa de indivíduos da filosofia rastafári. A abordagem teórica se deu de uma articulação de proposições ligadas a teoria hermenêutica do filósofo Paul Ricoeur com a teoria do discurso do filósofo político Ernesto Laclau, de matriz pós-estruturalista. Para isto, criamos quatro categorias de análise, a saber: 1. Pontos de tensão entre Rastafári e a sociedade; 2. Disputas de sentido que estão sendo postas nesse campo; 3. Aproximações metafóricas e articulações metonímicas postas em ação; e 4. Disputas em termos espaciais que influenciam os esforços expressivos dos sujeitos rastafáris. Concluímos que os sujeitos rastafáris pesquisados mostraram ser um grupo singular que vive à margem da sociedade, buscando, com suas lutas diárias, não se deixar capturar pela lógica do capital. Sendo assim, acreditamos que sua experiência não pode ser aprisionada dentro dos ambientes metonímicos hegemônicos, ela passa e é atravessada por este ambiente, mas não se fixa ou se limita a ele, pois sempre existe e existirá práticas que escapam aos discursos (que são práticas) universalistas. Portanto, acreditamos que a experiência destes sujeitos pode contribuir com o campo da educação popular na medida que abre espaço para a "criatividade", podendo com isso, alcançar mais sujeitos de movimentos sociais. Sujeitos esses que podem incorporar em suas vidas um paradigma de educação que vai além da instrução, uma educação que tem como causa o indivíduo, seja na sua individualidade, seja na coletividade, ou seja, a Educação Popular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19464
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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