Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19459

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de-
dc.contributor.authorSANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa-
dc.date.accessioned2017-07-10T12:34:48Z-
dc.date.available2017-07-10T12:34:48Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19459-
dc.description.abstractEste estudo buscou reconhecer os investimentos e esforços da escola e da família que contribuem com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de crianças imersas no ciclo de alfabetização, com base numa percepção microssociológica, como fez Lahire (2004b). Mais especificamente, buscamos: investigar as práticas de leitura e escrita vivenciadas na escola, identificar os investimentos da escola na aprendizagem da leitura e da escrita, observar a rotina da escola e da sala de aula em que estudam as crianças pesquisadas, investigar as práticas de leitura e escrita vivenciadas em casa, identificar o investimento familiar na aprendizagem da leitura e da escrita e observar a rotina familiar das crianças. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, que se caracterizou, ainda, como estudo de caso etnográfico. Nesse sentido, realizamos a investigação em uma escola da Rede Municipal do Recife, durante um ano meio, em uma turma que se iniciava no ciclo de alfabetização, como também, nas casas de cinco crianças que pertenciam a essa turma. Tomamos como foco das nossas observações cada uma das cinco crianças pesquisadas, tanto no cotidiano da sala de aula, quanto em casa. Os dados foram coletados, tendo em vista o uso de importantes procedimentos, como observação, entrevista e análise documental, e por meio de recursos como fotografia e gravações de áudio. As análises foram realizadas tomando como base a perspectiva sociológica de Lahire (2004a), em que optamos por revelar os retratos das cinco crianças, nos centrando nos aspectos singulares de cada uma, sem pretensão de estabelecer comparações entre elas. Pudemos verificar que as crianças pesquisadas, pertencentes à classe popular, em seu processo de alfabetização, contam com esforços familiares, muitas vezes não considerados pelos professores, contribuições tanto indiretas, sem o objetivo de ajudar na aprendizagem, como diretas, sistematizadas pela família com o intuito de ensinar a leitura e escrita. Percebemos, ainda, que a escola, em muitos momentos, perdeu oportunidades de contribuir diretamente com o processo de alfabetização. Vimos situações em que as professoras não realizaram intervenções significativas durante as aulas, deixaram atividades sem a devida correção, não se deram conta do registro incompleto de tarefas, ou mesmo a não realização, e assim, acabaram por contribuir com momentos de dispersão, principalmente, quando se limitavam à excessivas atividades que demandavam cópia do quadro e não realizavam um acompanhamento individual dos alunos. A pesquisa contribui para o repensar a alfabetização no cenário educacional, numa perspectiva ampliada que compreende escola e âmbito familiar como espaços que contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens independente da relação direta que estabelecem entre si.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolfailurept_BR
dc.titleEscola e família: investimentos e esforços na alfabetização de criançaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7139638978735558pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to recognize the investments and efforts of the school and family that contribute to the learning process of reading and writing to children immersed in the literacy cycle, based on a microssociological perception, as did Lahire (2004b). More specifically, we aim: to investigate the practices of reading and writing experienced at school, to identify the school's investments in the learning of reading and writing skills, to observe the school and classroom’s routine where the surveyed children are studying, to investigate the practices of reading and writing they experienced at home, to identify the family investments in the learning of reading and writing and to observe the children familiar routine. Concerning that, we developed a qualitative research of ethnographic character, marked also as ethnographic study case. In addition, we conducted a research in a municipal School of Recife during one year and six months in a class that began the literacy cycle as well as in the homes of five children who belonged to this class. We took as a focus of our comments each of the five children surveyed, both in the everyday classroom rountine as well as at home. The data were collected with a view to the use of important procedures like observation, interview and documental analysis and through features like photo and audio recordings. The analyses were carried out based on the sociological perspective of Lahire (2004a), in which we chose to reveal the pictures of the five children focusing on the unique aspects of each one, without claim to draw comparisons between them. We were able to verify that the children surveyed belonging to the popular class who in their process of literacy had had family efforts, often not considered by teachers, both indirect contributions without the goal of helping the learning, likewise direct contributions systematized by the family in order to teach reading and writing skills. We realize that the school often lost opportunities to contribute directly to the literacy process. We could see situations in which the teachers did not do significant interventions during class time leaving activities without proper correction, they did not realize about the incomplete reporting of tasks or even accomplishment of them, and thus they contribute with moments of dispersion, mainly, when it limited the excessive activities that demanded a copy from the whiteboard and not an individual monitoring of the students. The research contributes to rethink about the educational scenario in literacy, the expanded perspective that includes school and family as spaces that contribute to the development of independent learning of direct relation to establish between themselves.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese - Priscila Angelina Silva da Costa Santos.pdf10,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons