Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1929
Title: Avaliação da atividade esquistossomicida do 3 - (4-clorobenzil)-5-(4- nitrobenzilideno)-imidazolidina-2,4-diona (FZ-4) e do Praziquantel frente a Schistosoma mansoni (cepa BH)
Authors: Guabiraba e Silva, Polliana
Keywords: Schistosoma mansoni;Praziquantel;Atividade in vivo;Imidazolidinas
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Guabiraba e Silva, Polliana; Lins Galdino, Suely. Avaliação da atividade esquistossomicida do 3 - (4-clorobenzil)-5-(4- nitrobenzilideno)-imidazolidina-2,4-diona (FZ-4) e do Praziquantel frente a Schistosoma mansoni (cepa BH). 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: O insucesso surgido na terapia da esquistossomose com o praziquantel, vem acenando para uma necessidade de se buscar novas drogas para o tratamento desta doença bem como a de se monitorar sua atividade frente cepas de Schistosoma. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a atividade esquistossomicida in vivo do Praziquantel (PZQ) e do derivado imidazolidínico 3-(4-clorobenzil)-5-(4-nitrobenzilideno)-imidazolidina-2,4-diona (FZ-4). Foram utilizados nove grupos de camundongos Swiss, com seis animais cada, que foram infectados experimentalmente com 80 cercárias de S. mansoni (cepa BH), e tratados por via oral durante cinco dias consecutivos com PZQ nas doses de 25, 50, 100 e 200 mg/Kg e com FZ-4 nas doses de 25, 50 e 100 mg/Kg, 50 dias após a infecção. Um grupo controle foi utilizado para o PZQ e outro para o FZ-4. O praziquantel mostrou-se eficaz em reduzir a carga parasitária dos animais infectados, com redução de 100 % nas doses de 100 e 200mg/Kg. A ED50 calculada foi de 14,75mg/Kg demonstrando que a cepa BH de S. mansoni utilizada foi sensível ao Praziquantel. O FZ-4 nas doses utilizadas não mostrou ser capaz de reduzir o número de vermes nem alterar o oograma nos animais infectados, todavia na dose de 25mg/Kg apresentou significativo aumento no número de ovos inviáveis com p < 0,05. Também foi capaz de reduzir o número de ovos por grama de fezes quando analisados no sexto e décimo quarto dias após o término do tratamento. A análise histopatológica indicou que o FZ-4 promoveu redução das áreas de fibrose e proteção da mucosa intestinal da reação granulomatosa, ativando nódulos linfáticos locais. na dose de 100mg/Kg. Em conclusão a atividade esquistossomicida do praziquantel foi evidenciada, mas não foi com o FZ-4, contudo este tenha reduzido o número de ovos do parasito nas fezes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1929
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5200_1.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.