Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19240
Título: Avaliação da coordenação motora em estudantes com deficiência intelectual
Autor(es): SANTOS, Phelipe Ferreira
Palavras-chave: Atividade Motora; Desempenho Psicomotor; Deficiência Intelectual
Data do documento: 26-Jun-2017
Citação: SANTOS, P. S.
Resumo: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) se caracteriza por um prejuízo significativo o qual afeta o desenvolvimento da coordenação motora, com o diagnóstico sendo feito quando este prejuízo interfere significativamente nas atividades diárias da vida do indivíduo. Sua causa pode estar relacionada com diversos fatores, dentre eles transtorno do desenvolvimento ocasionado por tipos de deficiência intelectual. Por isso o objetivo do estudo foi avaliar a coordenação motora de estudantes com deficiência intelectual. A metodologia empregada para a coleta dos dados foi por meio do recrutamento dos indivíduos com idade escolar e acima da idade escolar do ensino da rede municipal da cidade da Vitória de Santo Antão/PE. Para avaliar o TDC, o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK), desenvolvido pelos pesquisadores alemães Kiphard e Schilling (1974), foi utilizado com o propósito de diagnosticar mais sutilmente as deficiências motoras em crianças com lesões cerebrais e/ou desvios comportamentais. Para análise dos dados para comparação entre os grupos em ralação ao gênero e faixa etária, realizou-se o Teste t de student. Verificou-se que não houve diferença significativa entre os escores das tarefas motoras após a comparação entre os gêneros. Contudo quando comparou-se os escores individuais de acordo com a faixa etária válida e não válida para a realização do teste KTK, os indivíduos que estavam dentro da faixa válida para o teste apresentaram escores superiores em 3 das quatro tarefas realizadas em relação as pessoas que estavam fora da faixa etária de aplicabilidade para o teste. Por tanto é possível avaliar a coordenação motora de estudantes com deficiência intelectual, bem como verifica-se que os escores motores obtidos nas quatro tarefas da bateria KTK apresentam valores inferiores aqueles observados por estudantes sem nenhum tipo de deficiência intelectual ou atraso no desenvolvimento. Palavras-chave: Coordenação Motora. Atividade Física. Deficiência In
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19240
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Phelipe Ferreira.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons