Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1918
Title: Influência da infecção pelo Lentivírus Caprine Arthritis - Encephalitis vírus nos lipídeos plasmáticos de caprinos
Authors: Soares de Vasconcelos, Amanda
Keywords: Lentivírus;CAEV;Lipoproteínas;Colesterol
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Soares de Vasconcelos, Amanda; Lúcia de Menezes lima, Vera. Influência da infecção pelo Lentivírus Caprine Arthritis - Encephalitis vírus nos lipídeos plasmáticos de caprinos. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: A infecção pelo lentivirus Caprine arthritis-encephalitis vírus (CAEV) causa doença progressiva crônica caracterizada por artrite, lesões no tecido linfóide, sistema nervoso e em outros órgãos, e o processo clínico é marcado por perda de peso, fragilidade e morte do animal. No Brasil, a infecção pelo CAEV, vem sendo considerada um problema de saúde pública que envolve vários rebanhos de caprinos do país. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da infecção pelo CAEV sobre o colesterol, fosfolipídios e triglicerídeos do plasma de caprinos de Pernambuco / Brasil. O plasma dos animais de diversos rebanhos foi analisado por método de imunodifusão em agar gel para detectar a presença de anticorpos para o lentivirus CAEV. Foram selecionados animais infectados pelo CAEV, sem sintomatologia clínica. Animais do grupo controle foram selecionados de rebanhos saudáveis da mesma região e com similar manipulação. Lipoproteína de alta densidade (HDL) plasmática foi isolada por precipitação seletiva das lipoproteínas de baixa (LDL) e muito baixa densidade (VLDL) com ácido fosfotungstico (1,4 mmol/L) e MgCl (53 mmol/L). Colesterol livre e esterificado, bem como, as subclasses de fosfolipídios foram separados por cromatografia em camada fina. Colesterol total e da HDL (HDL-C), bem como, triglicerídeos do plasma foram quantificados por ensaios enzimáticos, enquanto o colesterol das lipoproteínas VLDL e LDL (VLDL-C e LDL-C) foi determinado pela Equação de Friedwald. Os fosfolipídios totais e subclasses foram analisados por método químico. Animais infectados por CAEV apresentaram um aumento significativo nos níveis de colesterol total, ester de colesterila, fosfolipídeos totais e LDL-C. Os níveis plasmáticos de triglicerídeos, HDL-C e VLDL-C foram similares aos valores encontrados para o grupo controle. As concentrações de lisofosfatidilcolina, fosfatidicolina e fosfatidiletanolamina, subclasses de fosfolipídeos, foram aumentadas significativamente no plasma dos animais infectados, em comparação com o grupo controle. Contudo, nenhuma alteração foi observada em outra subclasse dos fosfolipídeos plasmáticos dos animais infectados: a esfingomielina. Os resultados indicam que a infecção pelo CAEV afeta o metabolismo lipídico animal. Os resultados deste trabalho servirão como teste laboratorial auxiliar do diagnóstico e prognóstico clínico/veterinário, importantes para os pequenos e grandes criadores de caprinos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1918
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4828_1.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.