Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19127

Share on

Title: Recife lírica: representações da cidade na obra de Cícero Dias
Authors: BORGES, Raquel Czarneski
Keywords: Cicero Dias; Modernismo; Recife; Modernisme
Issue Date: 3-Jul-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principalestudar as representações da cidade do Recife construídas pelo artista plástico Cícero dos Santos Dias, durante as décadas de 1920 e 1930. Articulando os conceitos de representação social de Roger Chartier e de imaginário de Cornelius Castoriadis, entendemos as obras de arte como criadoras e instituintes de significados culturais, que expressam vivências de um dado momento histórico. Assim, buscamos construir uma narrativa que acompanhe, primeiramente, as trajetórias do artista, contemplando suas vivências de infância e juventudeem Escada-PE, bem como sua atuação nos meios modernistas no Rio de Janeiro, em finais da década de 1920 e início de 1930. Apartir daí, abordamos o contexto de modernização da cidade do Recife nas primeiras décadas do século XX e o ambiente cultural que se configura na cidade, principalmente em torno de propostas artísticas tradicionais e modernas. Nesse ambiente, é ressaltada a atuação de Gilberto Freyre e a elaboração do pensamento modernista-regionalistaque muito dialogou com a criação artística de Cícero Dias em Pernambuco. Por fim, a partir das reflexões de Gaston Bachelard, analisamos três obras do artista, Recife Lírica, Visão Romântica do Porto do Recifee Eu vi o mundo...ele começava no Recife, observando como ele constrói representações da cidade para aquele momento histórico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19127
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons