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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19071
Título: Alfabetização e legitimidade: a trajetória do mobral entre os anos 1970-1980
Autor(es): SOUZA, Bianca Nogueira da Silva
Palavras-chave: Analfabetismo. Ditadura Civil-Militar. Educação Popular. Mobral.; Illiteracy. Civil-military dictatorship. Popular education. Mobral.
Data do documento: 11-Mai-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O Movimento brasileiro de Alfabetização – Mobral – é um produto do governo militar em toda sua extensão (1964-1985). Como tal ele carrega as credenciais de quem o gerou, nutriu e pôs em vigência. Ao longo de sua existência o Mobral perseguiu o ideal de “erradicar o analfabetismo no país” à medida que, com suas práticas, buscava conferir graus crescentes de legitimidade a um regime de exceção. Este trabalho pretende pôr em discussão interesses, alcances, fragilidades e a herança histórica deixada pelo Mobral para os anais da educação brasileira. Para isso analisei-o tanto em seus aspectos materiais quanto humanos dentro da estrutura do governo, a partir de cartas escritas por alunos e alfabetizadores, jornais didáticos e outros periódicos de circulação geral, cartilhas de alfabetização e entrevistas com personagens que compuseram este cenário. Com base nessas fontes pude criar, como faz um artesão com seus retalhos, um mosaico da história da educação popular no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. Os resultados encontrados pela pesquisa apontam para uma ressignificação do Mobral enquanto projeto pedagógico e ideológico ao longo do tempo: de sinônimo de alfabetização e desenvolvimento humano a sigla passou a termo pejorativo, sendo associada à ignorância e ao analfabetismo. A mudança no tom e no sentido carrega ainda como consequência o questionamento moral e político do governo militar e seus feitos no campo educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19071
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

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