Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1901
Título: Republicanos, Democratas : a política externa do Governo George W. Bush e o 11 de setembro de 2001
Autor(es): da Silva Teodósio Neto, Bianor
Palavras-chave: Realismo;11 de setembro;Razão de Estado;American way of life
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Silva Teodósio Neto, Bianor; de Almeida Medeiros, Marcelo. Republicanos, Democratas : a política externa do Governo George W. Bush e o 11 de setembro de 2001. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Os governos George W. Bush (2001-2009) diante dos atentados de 11 de setembro de 2001, adotaram uma política externa de defesa contra o terrorismo para o Estado norte-americano está sendo baseada nos conceitos do Realismo e da Razão de Estado. A pesquisa demonstra que esses conceitos foram adotados através da ótica do partido Republicano e dos chamados falcões da política externa americana. Também discorre sobre as campanhas do Afeganistão e do Iraque e demonstra que a política externa do governo George W. Bush adota posturas unilaterais e modificam o paradigma anterior da multilateralidade adotada no governo democrata de Bill Clinton. É também abordada a realidade interna dos Estados Unidos, evidenciando que a realidade apresentada no plano internacional afetou o plano interno e que a justificativa para defesa do Estado abre precedentes para que direitos considerados inalienáveis sejam suprimidos. Através de uma abordagem Construtivista o presente trabalho também buscou levantar as formas com que as duas principais vertentes partidárias dos EUA procuram operacionalizar suas respectivas políticas externas, levando-se em consideração os preceitos do American way of life, sendo assim, a análise se dará observando-se os relatórios chamados de Estratégia de Segurança Nacional dos dois Governos Bill Clinton e dos dois Governos George W. Bush.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1901
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo656_1.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.