Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18965

Compartilhe esta página

Título: Relacionamento de clientes: proposição de um modelo para empresas de serviços com base no CRM
Autor(es): GALVÃO, Marcella Brito
Palavras-chave: Small and Medium size Enterprise (SMEs); Relationship Marketing; CRM (Customer Relationship Management); Pequenas e Médias Empresas; Marketing de Relacionamento
Data do documento: 3-Out-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As práticas de CRM- Customer Relationship Management têm sido cada vez mais recomendadas como forma de gerir e de manter os negócios, e têm se mostrado uma tendência também nas pequenas e médias empresas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de fidelização para clientes em pequenas e médias empresas no setor de serviços utilizando-se esse tipo de gerência. Após analisar vários modelos de CRM presentes na literatura específica, propõe-se um modelo específico que pode ser aplicado em pequenas e médias empresas do setor de serviços. Este estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando a investigação bibliográfica como procedimento para alcance do objetivo geral. Por meio da análise comparativa entre os modelos estudados, estruturou-se um método de fidelização que integra os elementos de estratégia e de implementação de CRM em pequenas e médias empresas. Neste trabalho também foi realizado um estudo de caso para verificar a aplicabilidade e a eficiência do novo modelo proposto. Os resultados obtidos com a sua aplicação em uma média empresa de Call Center, a qual presta serviços em Aconselhamento de Saúde, foram positivos, visto que o modelo proposto atingiu o objetivo a que se propõe, que é disponibilizar mecanismos para que as pequenas e médias empresas de serviços conheçam seus clientes e interajam melhor com eles.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18965
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcella Brito TESE.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons