Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18948
Título: Os atributos da Marca no Processo de Decisão de Compra de Smartphones: Um Estudo na Perspectiva de Estudantes Universitários
Autor(es): SALGADO, Pedro Antonio Gamboa
Palavras-chave: Atributos da marca. Decisão de compra. Smartphones. Estudantes Universitários.; Brand attributes. Purchase decision. Smartphones. College students.
Data do documento: 7-Mar-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Os aparelhos inteligentes tem sido usados por diferentes segmentos de mercado nos últimos anos, principalmente pelas facilidades que proporcionam para realizar diferentes atividades tanto profissionais quanto de cunho pessoal. Diante da importância que a tecnologia vem assumindo nos últimos anos, se faz necessário maior aprofundamento sobre o tema, sendo o objetivo desta pesquisa conhecer os atributos da marca no processo decisão de compra de smartphones pelo segmento de estudantes universitários pernambucanos. A motivação para a escolha do tema foi devido à necessidade de conhecer um pouco mais sobre as especificidades do comportamento de consumo dos jovens universitários que, em princípio, utilizam intensamente a tecnologia ofertada por smartphones. Para dar suporte ao estudo, a revisão da literatura se baseou nos construtos, atributos da marca, processo de decisão de compras, assim, como o papel da marca e a relação entre o valor dado a ela e a sua relevância na aquisição do aparelho. O problema de pesquisa levou a adoção de uma metodologia com abordagem de natureza qualitativa. Nesse sentido, a coleta de dados foi realizada por meio de roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que existem atributos importantes da marca para a maior parte da parcela dos entrevistados, a decisão da compra foi feita seguindo critérios tangíveis (hardware e atributos utilitários) e intangíveis (preço, marca e propaganda) dos aparelhos. Com isso, os resultados indicaram que os atributos da marca que mais influenciam na aquisição de smartphones para os estudantes universitários são o preço principalmente, a capacidade de memória de armazenamento de dados e a capacidade do processador, ou seja, a velocidade para correr programas e aplicativos. Em relação a marca, esta precisa despertar a satisfação com o uso do produto pelos estudantes e gerar associações, atributos positivos que façam se diferenciar dos demais concorrentes. Os resultados possibilitaram um maior conhecimento sobre o tema, oferecendo subsídios para novos estudos, bem como, para empresas que atuam na área da tecnologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18948
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Pedro Gamboa 07 06 2016 ÚLTIMA VERSÃO PARA IMPRESSÃO CAPA DURA.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons