Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1890
Título: Uma proposta de um modelo de referência para categorização de projetos
Autor(es): de Mesquita Barbosa, Igor
Palavras-chave: Categorização de Projetos;Esquema de Categorização;Modelo de Referência
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Mesquita Barbosa, Igor; Perrelli de Moura, Hermano. Uma proposta de um modelo de referência para categorização de projetos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Na ausência de um esquema de categorização de projetos que seja amplamente aceito, organizações e pesquisadores vêm criando esquemas para atender a propósitos específicos. A escassez de modelos para guiar a elaboração de esquemas de categorização ocasiona duplicação de esforços, à medida que cada indivíduo ou organização concebe seu próprio esquema; e redução significativa nas oportunidades de transferência de conhecimento dentro e entre organizações, devido às diferenças nas categorizações. Isto é particularmente relevante no caso de pesquisas relacionadas à disciplina de gestão de projetos, pois a falta de aceitação aos esquemas de categorização reduz as oportunidades para a criação progressiva de conhecimento através de comparação significativa entre os estudos. O objetivo central desta pesquisa foi propor um modelo de referência para guiar de forma estruturada a categorização de projetos em uma organização, que seja, intuitivo, extensível, focado no problema a ser resolvido e com alta aplicabilidade prática. A elaboração do Modelo de Referência para Categorização de Projetos (MRCP) foi baseada em uma pesquisa bibliográfica que objetivou o estudo da teoria da categorização e a análise de quinze esquemas de categorização de projetos. A pesquisa apresenta ainda os resultados da realização de uma aplicação prática do MRCP em uma organização sediada no Recife, que exemplifica a utilização de todos os componentes do modelo proposto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1890
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1895_1.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.