Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18875

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorMELO, Pablo Charles de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-05-24T17:53:35Z-
dc.date.available2017-05-24T17:53:35Z-
dc.date.issued2013-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18875-
dc.description.abstractO movimento das inovações tecnológicas trouxe, para a sala de aula, a Lousa Digital, tecnologia que associa as potencialidades do computador ao quadro - Associam-se as já discutidas potencialidades do computador para o ensino da Matemática com o tradicional quadro, num processo de convergência de mídias digitais. A presente pesquisa analisou a atividade docente com o uso da Lousa Digital em aula de Matemática, especificamente as interações docentes em aula de Razões e Proporções. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com um professor considerado usuário experiente com a Lousa Digital, com a filmagem de uma de suas aulas, com 37 minutos e 38 segundos de duração, com o uso da Lousa Digital. A atividade docente foi analisada a partir da literatura em Interação e da revisão de literatura em Razão e Proporção. Pautada na análise de conteúdo, a atividade docente foi investigada a partir da identificação das interações docentes com a Lousa e com a turma, ou alunos da turma. Cada interação foi identificada a partir de seus objetivos, compondo um total de 130 interações, estas últimas classificadas em mediação didática, mediação pedagógica, gestão de recursos e outras. Os resultados mostram que a Lousa Digital foi usada pelo professor na maioria delas, em aproximadamente 71,8%, das interações com objetivo de mediação didática.. Nas interações de mediação didática, observou-se o uso da Lousa Digital em 95,3% para apresentação de conceitos e procedimentos, 88,9% das interações para estabelecer objetivos de aula e 90,9% das interações relativas à proposição de exercícios. No ensino de Razões e Proporções, em que foram utilizados recursos da Lousa Digital, ficou evidente que o uso da Lousa permitiu ao professor propor uma boa variedade de exercícios, elaborados a partir de recursos digitais e expressos em forma de textos, tabelas, exemplos, todos na tentativa de favorecer a apresentação dos conteúdos de razão e proporção. Ressalta-se que não foram propostas atividades em que os alunos interagissem diretamente com a Lousa Digital. Observou-se que algumas funções da Lousa Digital, como o uso do teclado na Lousa Digital ou a função lápis, precisam ser mais bem estruturadas e articuladas pelos desenvolvedores da ferramenta, facilitando, assim, a relação dessa com outros softwares e com outras apresentações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLousa Digitalpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectProporcionalidadept_BR
dc.subjectAtividade Docentept_BR
dc.subjectInteractive whiteboardpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectProportionalitypt_BR
dc.subjectTeaching activitypt_BR
dc.titleA lousa digital no ensino de razão e proporção: uma análise das interaçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe movement of the technological innovations brought to the classroom the interactive whiteboard, which associates the potentialities of the computer with the Whiteboard. The several potentialities of the computer for the Mathematics teaching coupled to one of the most traditional tools in the classroom, thus facilitating the work of the technological tools with the entire group of the classroom. In this context, the present study analyzed the teaching activity with the use of interactive whiteboard in mathematics class, particularly the interactions of teachers in the class of ratios and proportions. For both, we conducted a case study with a teacher regarded as an expert with the interactive whiteboard, with the filming of one of his classes, with 37 minutes and 38 seconds, with the use of interactive whiteboard. The teaching activity was analyzed starting from the literature on interaction and review of the literature in ratio and proportion. Guided in analysis of content, the teaching activity was analyzed through the identification of interactions with the interactive whiteboard and teacher with the class, or pupils in the class. Every interaction was identified from their goals, making a total of 130 interactions, classified as didactic Mediation, pedagogical mediation, resource management and others. The results show that, among the interactions with didactic mediation purpose, the Digital whiteboard was used by the teacher on most of these interactions, approximately 71.8%. From among the mediating didactic interactions, it was observed the use of Digital whiteboard in 95.3% for the presentation of concepts and procedures, 88.9% of the class to set goals and 90.9% of the interactions concerning to the exercises of proposition. In the teaching of ratios and proportions using interactive whiteboard resources, became apparent that the use of the interactive whiteboard allowed the teacher to propose a nice variety of exercises and digital resources, in form of texts, tables, examples, trying to encourage the presentation of related content. The use of interactive whiteboard promotes the teaching of mathematics in maximize methodologies of teaching in the presentation of the content and use of digital resources. There were not proposed activities in which students interact directly with the interactive whiteboard. Some digital tools, such as using the keyboard on the interactive whiteboard Pencil or function, need to be better structured and linked by developers to facilitate the writing of the interactive whiteboard.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertao_pablo charles de oliveira melo_bloq.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons