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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Sonia Rebouças da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, José Wagner da-
dc.date.accessioned2017-05-23T13:11:49Z-
dc.date.available2017-05-23T13:11:49Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18866-
dc.description.abstractAs relações existentes entre educação, pobreza e crescimento são alvos de diversos estudos, sendo o capital humano visto como parte fundamental no aumento da produtividade e redução das desigualdades. Partindo desse princípio, o objetivo deste trabalho é analisar as relações existentes entre educação, medida em termos de gastos públicos, pobreza e crescimento econômico para o Brasil e suas regiões no período de 1977 a 2013. A análise será feita por meio de um modelovetorial autoregressivo e um modelo de correção de erros (VAR/VEC). A determinação donexo causal e das relações de longo prazo entre essas variáveis é importante na medida emque fornece um panorama das disparidades regionais presentes em um mesmo território. Osresultados mostram que não foram encontradas relações de longo prazo entre as variáveis paraas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste , apenas para as regiões Sul e Sudeste. Para o Sul eSudeste o fato de existirem relações de longo prazo pode ser reflexo da maturação dos alto-índicesde investimento em educação desde o início das series utilizadas. O fato de a educaçãoser aqui medida em termos monetários pode ter influenciado no fato de nas regiões maispobres não se comprovarem relações de longo prazo entre as variáveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPovertypt_BR
dc.subjectGrowthpt_BR
dc.titleRelações e efeitos entre educação, pobreza e crescimento econômico no Brasil e regiões: uma análise entre os anos de 1977 a 2013pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORRÊA, Lucilena Ferraz Castanheira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4473128571021221pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3012933570669710pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxThe relationship between education, poverty and growth are targets of several studies, and human capital as a fundamental part in increasing productivity and reducing inequalities. Based on this principle, the objective of this study is to analyze the relations existing between education, measured in terms of public spending, poverty and economic growth for Brazil and its regions in the period from 1977 to 2013. The analysis will be done by means of a model autoregressivo vector and a model of error correction (VAR/VEC). The determination of the causal relationship and the long-term relationships between these variables is important in that it provides an overview of regional disparities present in the same territory. The results show that there were no long-term relationships between the variables to the Center-West, North, Northeast, just to the south and southeast regions. To the south and east of the fact that there are long-term relationships may reflect the maturation of high levels of investment in education since the beginning of the series used. The fact that education is here measured in monetary terms may have influenced the fact in the poorer regions does not demonstrate longterm relationships between the variablespt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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