Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18720
Title: O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
Authors: PAZ, Erica de Carvalho
Keywords: Gerenciamento de impressões. Eu estendido. Netnografia. Facebook, Publicações de viagens.;Impression Management. Extended Self. Netnography. Facebook. Travel publications.
Issue Date: 13-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As relações sociais virtuais se intensificaram na era da informação e as redes sociais virtuais, além de uma forma de interação social, se tornaram um canal de divulgação de posses para consumidores. O foco desta pesquisa é identificar se as pessoas fazem uso do Gerenciamento de impressões para a construção do seu Eu estendido, usando como objeto de estudo as publicações sobre viagens no Facebook. Assim buscou-se entender o significado que as pessoas atribuem às suas postagens sobre viagens e como estas contribuem para a formação do Eu estendido, bem como quais são e como são utilizadas as estratégias e táticas de Gerenciamento de impressões nessas publicações. As bases teóricas que fundamentaram este trabalho estão nos construtos de Gerenciamento de impressões, apresentado por Erving Goffman, em 1959, e de Eu estendido, trazido por Belk (1988). Este estudo qualitativo tem como base metodológica pós-modernista a Teoria da Cultura do Consumo, e faz uso de um método focado na análise das relações sociais virtuais, a netnografia, desenvolvida por Kozinets (2014). Os resultados da pesquisa apontam que o uso de Gerenciamento de impressões pode influenciar na formação ou fortalecimento do Eu estendido de quem faz postagens sobre viagens no Facebook.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18720
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons