Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18692
Título: Efeito da redução do pH e elevação da temperatura da água do mar sobre a comunidade de meiofauna e associação de Copepoda Harpacticoida
Autor(es): SARMENTO, Visnu da Cunha
Palavras-chave: Meiofauna. Copepoda. Acidificação. Aquecimento. mudança climática;Meiofauna. Copepod. Acidification. Warming.climate change.
Data do documento: 26-Fev-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Os efeitos do aumento da emissão de gases do efeito estufa, como modificações na temperatura e bioquímica dos oceanos, já podem ser observados e é esperado que se intensifiquem no futuro, causando impactos negativos nos ecossistemas marinhos. O presente estudo teve como principal objetivo investigar os efeitos de diferentes níveis de pH e de temperatura da água do mar sobre as comunidades de meiofauna e de Copepoda Harpacticoida. Para isso foram realizados três experimentos: um experimento para avaliar o efeito de diferentes níveis de pH da água do mar sobre a comunidade de meiofauna do recife de coral do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora (Porto Seguro, Bahia); um experimento para avaliar o efeito de diferentes cenários de mudanças climáticas (alterações simultâneas de temperatura e pH da água do mar) sobre a comunidade de meiofauna e de Copepoda Harpacticoida do recife de coral da Praia de Serrambi (Ipojuca, Pernambuco); e um experimento para avaliar o efeito da interação de diferentes níveis de pH e temperatura da água do mar sobre a associação de Copepoda Harpacticoida do costão rochoso da praia de Mounlt Batten (Plymouth, Inglaterra). Foram observadas modificações na estrutura da comunidade de meiofauna e harpacticóides, especialmente quando expostos ao aumento simultâneo de temperatura e acidificação da água do mar. Diferentemente, nos harpacticóides de área temperada coletados em zona de entremaré, os impactos do aumento de temperatura e acidificação foram observados apenas nos tratamentos mais severos. Devido à sensibilidade que os organismos da meiofauna apresentaram aos aumentos de temperatura e acidificação, os resultados apresentados aqui demonstram que o funcionamento trófico dos sistemas bentônicos pode estar seriamente ameaçado pelas mudanças climáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18692
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Biologia Animal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Final_Sarmento VC_2016.pdf2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons