Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1867
Título: Reestruturação do ipPROCESS e inclusão de processos fundamentais do ciclo de vida
Autor(es): Silva dos Santos, Francielle
Palavras-chave: IP-cores;ipPROCESS;Processo de desenvolvimento;NBR ISO/IEC 12207;Processos fundamentais
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silva dos Santos, Francielle; Natividade da Silva Barros, Edna. Reestruturação do ipPROCESS e inclusão de processos fundamentais do ciclo de vida. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Ao longo da última década, houve uma crescente demanda de mercado por dispositivos embarcados que agregam muitas funcionalidades (como informação, entretenimento e comunicação), em detrimento da garantia da portabilidade destes equipamentos para os usuários. Por outro lado, houve a confirmação da Lei de Moore, permitindo a elaboração de sistemas cada vez mais complexos em tamanho reduzido. Assim, surgiu um novo paradigma de desenvolvimento denominado System-on-Chip (SoC), onde todo o sistema embarcado pode agora ser integrado e implementado em um único chip, reusando componentes pré-existentes e préverificados, denominados Intellectual Property Cores (IP-cores), com o objetivo de reduzir o tempo e esforço de projeto. Neste contexto, dentro do projeto Brazil-IP (projeto para formação de recursos no desenvolvimento de hardware, apoiado pelo CNPQ), em 2005 surgiu o ipPROCESS, um processo de desenvolvimento de IP-cores com prototipação em FPGA, baseado no RUP (Rational Unified Process). Este processo define um conjunto de tarefas que são atribuídas a papéis especializados na organização, de modo a transformar os requisitos no IP-core desejado, cumprindo as restrições de prazo, custo e qualidade acordadas com o cliente. Em avaliações do processo realizadas comparativamente à norma NBR ISO/IEC 12207: Tecnologia da informação - Processos de Ciclo de Vida de Software (o qual define um modelo de referência para processos de ciclo de vida de software, bem como uma taxonomia para processos de software), foi atestado que o ipPROCESS não cobre o conjunto de processos fundamentais desta norma, apenas prevendo o desenvolvimento de um projeto, sem a negociação, concepção, fornecimento e manutenção do IP-core. Desta forma, este trabalho propõe a estruturação do ipPROCESS como conjunto de processos para o funcionamento da organização, focando na definição e incorporação dos processos fundamentais ao fluxo, para contemplar desde a negociação do produto com o cliente, passando pelo seu desenvolvimento, operação, distribuição e manutenção
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1867
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fss.pdf4,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.